quinta-feira, 22 de agosto de 2013

UMA VIDA PELA EDUCAÇÃO




Professora comanda escola por 40 anos em bairro da capital

Estado de Minas (MG)



Uma vida dedicada à Educação e ao magistério: Professora Nadyr Ilsa Pinto Volpini, ex-diretora da Escola Estadual Padre Eustáquio. Foram mais de 40 anos de dedicação imensa e intensa. Como Professora e supervisora educacional, ela passou por algumas Escolas estaduais e sempre se destacou pela retidão de seu caráter e pela responsabilidade nas tarefas assumidas. No entanto, foi como diretora que dona Nadyr ficou conhecida na esfera da Educação de Belo Horizonte. À frente do Grupo Escolar Padre Eustáquio, suas atitudes marcariam para sempre sua história e a da Escola que administrou.

No princípio, era uma casa de construção modesta, nada confortável ou segura, que se transformou em uma Educação de madeira com condições mínimas de ventilação, iluminação e espaço para o grande número de Alunos. Mas dona Nadyr não se contentou em abrigar seus Alunos. Foi ao então governador de Minas José de Magalhães Pinto solicitou fosse construído um novo prédio, pois já havia o terreno, cedido por padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Com muito esforço, a nova Escola, em padrões inovadores para a década de 1960, foi erguida na Rua Cesário Alvim, onde se encontra até hoje.
A Escola tinha 1 mil Alunos, em três turnos, e firmou conceito de referência na capital. Sua determinada diretora não poupava esforços para que Alunos, Professores e funcionários tivessem o melhor possível. Dos comerciantes do bairro ela conseguia tecidos e congas (tênis populares na época) para as crianças carentes.

A merenda, fornecida pela Caixa Escolar, não raro, era complementada com campanhas constantes. Seu notável patriotismo era transmitido aos Alunos: uma vez por semana, a Bandeira Nacional era hasteada por duas crianças. Admirável também era seu fervor na intercessão de Padre Eustáquio, a quem conheceu pessoalmente. Após a morte do religioso e mesmo antes de cogitar sua beatificação, dona Nadyr pedia sempre a ajuda do sacerdote nas decisões e nos problemas pessoais e profissionais que enfrentava. Apesar da postura austera, ela era solidária com aqueles que buscavam sua ajuda. Durante sua direção, passaram pela Escola inúmeros Alunos que escreveram e escrevem até hoje a história de BH, de Minas e do país.

Por tudo isso, pela honestidade, pela solidariedade, pela tenacidade, ousadia e comprometimento com seus objetivos e com a causa da Educação é que a Professora Nadyr se tornou exemplo de compromisso para Alunos, Professores e funcionários que passaram pela Escola que dirigiu. É lembrança querida para suas amigas e amigos, referência na comunidade Escolar, que a admirava, motivo de orgulho para seus familiares e, principalmente hoje, saudade viva para todos que tiveram o privilégio de com ela conviver.

Em 29 de agosto de 2012, aos 92 anos, dona Nadyr nos deixou. Com certeza, no plano celestial, ela fará também o que sempre fez entre nós: o melhor possível. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares