terça-feira, 20 de agosto de 2013

Colégio estadual de Serrinha é um dos finalistas do Prêmio Escola Voluntária



Fachada do colégio


O Colégio Estadual Rubem Nogueira, localizado no município baiano de Serrinha, é um dos finalistas da 13ª edição do Prêmio Escola Voluntária, uma iniciativa da rádio Bandeirantes, em parceria com a Fundação Itaú Social. Concorrem na iniciativa estudantes do 3º ano do curso técnico em informática com o projeto Escola e Sociedade – uma parceria necessária, sob a orientação do professor César Ramos. Mais de 500 instituições de ensino de todo o País se inscreveram, sendo que dez alcançaram a etapa final. Os vencedores serão conhecidos em 12 de novembro.

“Estamos muito orgulhosos e felizes por nosso colégio ter sido selecionado pela comissão julgadora para a fase final desse prêmio nacional, que é muito importante porque traz o sentimento da solidariedade social. Chegar até aqui dá uma sensação de dever cumprido e reforça a conotação humanista que o Governador Jaques Wagner implantou nos cursos técnicos oferecidos pela rede estadual de ensino”, afirma a diretora do Colégio Estadual Rubem Nogueira, Judite Sant’ Anna Lima.

O projeto, segundo o professor César Ramos, busca fomentar a interação escola-sociedade, promover a responsabilidade social e complementar a formação técnica dos alunos, por meio de atividades práticas, resultando no desenvolvimento das habilidades adquiridas no curso técnico de informática. “Os alunos voluntários beneficiam a comunidade com reparos e manutenção de computadores e implantação de rede”, explica, ressaltando que o trabalho desenvolve nos alunos a responsabilidade social. “Todos nós somos responsáveis pela transformação da nossa sociedade”, diz.

Qualificação – O estudante Weslon Silva de Oliveira, 17 anos, é um dos mais empolgados com a vitória de chegar à final do Prêmio Escola Voluntária. “Fiquei surpreso de sermos finalistas entre tantas escolas inscritas. Mas o sentimento maior é de muita felicidade e de ter cumprido bem a tarefa. É uma experiência ótima porque é uma oportunidade de desenvolvermos a solidariedade, como também de trazer qualificação profissional”, considera.

Agora, os estudantes do 3º ano do Rubem Nogueira vão enfrentar, nos meses de agosto e setembro, uma nova etapa do processo seletivo. Nesse período, eles receberão a visita de uma equipe da rádio Bandeirantes, que irá orientá-los a produzir uma reportagem sobre o projeto social que desenvolvem. Esse material será veiculado na programação da emissora entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. O encontro das dez escolas finalistas será em São Paulo, entre 7 e 13 de novembro.

"É uma experiência ótima porque é uma oportunidade de desenvolvermos a solidariedade, como também de trazer qualificação profissional” - Weslon Silva de Oliveira

Munidos de equipamentos, como kit profissional de ferramentas para computador, pincéis para limpeza interna do computador, pasta térmica, pulseiras antiestáticas, alicate de crimpar, cabos de rede e conectores, os estudantes do Colégio Rubem Nogueira executam os procedimentos técnicos adquiridos em sala de aula, dando suporte e prestando serviços a diversos setores da sociedade, como escolas estaduais e municipais, fundações, entidades e organizações não governamentais que desejem participar do projeto iniciado em 2010.

Até o momento, conta o professor, cerca de 70 computadores escolares já tiveram manutenção, sendo beneficiadas as escolas estaduais Jairo Azi (Cidade de Lamarão) e Josevaldo Lima (povoado do Saco do Correio – Serrinha), além das municipais do Subaé (zona rural), Ana Oliveira (Serrinha), José Ramos Menezes (Serrinha) e do Cantinho (zona rural de Serrinha).

Prêmio – O Prêmio Escola Voluntária tem por objetivo divulgar, incentivar e premiar instituições de ensino, públicas e privadas, responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. O trabalho voluntário deve ser em prol de uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do ensino fundamental (ou 8ª série) e/ou em qualquer série do ensino médio. A unidade de ensino vencedora levará um prêmio de R$ 20 mil, o segundo lugar, ficará com 15 mil, enquanto que a terceira, com 10 mil. As escolas vencedoras deverão aplicar o prêmio nos projetos. Já o Educador Destaque, será premiado com um notebook.








Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares