sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto qualifica jovens para área de TIC





Até 06 de se­tembro estão abertas as ins­cri­ções para o pro­cesso se­le­tivo do Pro­grama de Apren­di­zado Jovem (PROAJ), que busca a qua­li­fi­cação de jo­vens da rede pú­blica de en­sino. O pro­jeto co­or­de­nado pela Se­cre­taria de Ci­ência, Tec­no­logia e Ino­vação – Secti, em par­ceria com o Senai, visa au­mentar a em­pre­ga­bi­li­dade dos jo­vens de fa­mí­lias de baixa renda, des­per­tando vo­ca­ções e po­ten­ciais ta­lentos para a área de Tec­no­logia In­for­mação e Co­mu­ni­cação (TIC). Ao todo são 432 vagas dis­tri­buídas igual­mente nos turnos ma­tu­tino, ves­per­tino e no­turno. Os in­te­res­sados devem com­pa­recer das 8h às 21h, na sede do Pro­grama, lo­ca­li­zada na Ave­nida Paulo VI, nº 554, Pi­tuba. Mais in­for­ma­ções podem ser ob­tidas através do te­le­fone: (71) 3345-1419. As aulas ini­ciam em ou­tubro.

Ao pensar em am­pliar os ho­ri­zontes e con­quistar novas opor­tu­ni­dades no mer­cado de tra­balho, Gus­tavo Vi­eira, 16 anos, es­tu­dante do 2º ano do En­sino Co­légio Es­ta­dual Luiz Tarquínio, atua há cinco meses no setor de TIC. O es­tu­dante da turma pi­loto do PROAJ, cursou “su­porte e ma­nu­tenção de in­for­má­tica” e atu­al­mente es­tagia na Jus­tiça Fe­deral. “O curso me pro­pi­ciou uma nova visão sobre o que é tec­no­logia e in­for­má­tica. Acre­dito que o es­tu­dante deve se de­dicar, apro­veitar a opor­tu­ni­dade, já que a área é a que mais cresce no Brasil e no mundo”, afirma. Gus­tavo ainda acres­centa que, para dar con­ti­nui­dade aos es­tudos na área, pre­tende fazer fa­cul­dade de ana­lista de sis­temas e en­ge­nharia de te­le­co­mu­ni­ca­ções.

A área de TIC se des­taca como um enorme po­ten­cial de cres­ci­mento co­la­bo­rando para o au­mento da pro­du­ti­vi­dade do País em di­versos seg­mentos. A As­so­ci­ação Bra­si­leira das Em­presas de Software (Abes) es­tima que a in­dús­tria bra­si­leira de tec­no­logia da in­for­mação (TI) deve ter a maior taxa de cres­ci­mento do mundo em 2013.

De­pois de con­cluir em maio deste ano, o curso “su­porte a hardware e rede” do PROAJ, Ade­nilton Ri­beiro, 24 anos, am­pliou a noção que já pos­suía sobre a área. In­clu­sive, aplicou o co­nhe­ci­mento ad­qui­rido nos ser­viços pres­tados pela sua em­presa, Ma­fre­dine In­for­má­tica, fun­dada em 2010. “Me­lhorei a qua­li­dade, quan­ti­dade e va­ri­e­dade dos ser­viços em vir­tude da re­a­li­zação do curso”, co­me­mora o jovem em­pre­en­dedor. Ele ainda acres­centa que “a área está em ex­pansão, já que qual­quer em­presa ne­ces­sita de uma das áreas de TI para estar em pleno fun­ci­o­na­mento”.

PROAJ – É um Pro­grama de qua­li­fi­cação de jo­vens, fruto de um con­vênio es­ta­be­le­cido entre o SENAI-BA e o go­verno do es­tado da Bahia, através da Se­cre­taria de Ci­ência, Tec­no­logia e Ino­vação (SECTI). A ex­pec­ta­tiva é que, ao longo de quatro anos, o pro­grama be­ne­ficie apro­xi­ma­da­mente 10 mil alunos da rede pú­blica de en­sino em di­versos mu­ni­cí­pios do es­tado. “Este pro­grama visa au­mentar a in­serção dos jo­vens de baixa renda no mer­cado de tra­balho, atender a uma de­manda cres­cente de mão de obra qua­li­fi­cada, além de su­prir uma ca­rência na área de tec­no­logia” con­clui Paulo Câ­mera, se­cre­tário de Ci­ência, Tec­no­logia e In­for­mação.












Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares