sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Inscrições para o programa Mais Cultura nas Escolas podem ser feitas até 10 de agosto





O prazo final das ins­cri­ções para o Mais Cul­tura nas Es­colas foi pror­ro­gado para o dia 10/08. O pro­grama, re­a­li­zado numa par­ceria entre o Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) e o Mi­nis­tério da Cul­tura (MinC), visa es­ti­mular e po­ten­ci­a­lizar pro­cessos de en­sino e apren­di­zado cri­a­tivos, en­vol­vidos por prá­ticas ar­tís­ticas e cul­tu­rais. Ao pro­mover o en­contro de ini­ci­a­tivas cul­tu­rais e es­colas pú­blicas de todo o país, propõe-se buscar a de­mo­cra­ti­zação ao acesso à cul­tura e a am­pli­ação do re­per­tório cul­tural de es­tu­dantes, pro­fes­sores e co­mu­ni­dades es­co­lares do en­sino bá­sico, como já vem fa­zendo a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, con­jun­ta­mente com a Se­cre­taria de Cul­tura do Es­tado.

Cerca de 34 mil es­colas da rede pú­blica, em todo o Brasil, ativas nos pro­gramas Mais Edu­cação e En­sino Médio Ino­vador, até 2012, estão aptas a ins­crever pro­jetos no Mais Cul­tura nas Es­colas. A pro­posta é que ar­tistas, mes­tres das cul­turas po­pu­lares, ci­nemas, pontos de cul­tura, mu­seus, bi­bli­o­tecas, arte edu­ca­dores e ou­tras ini­ci­a­tivas cul­tu­rais possam ela­borar Planos de Ati­vi­dade Cul­tural em diá­logo com pro­jetos pe­da­gó­gicos e com os eixos te­má­ticos do Mais Cul­tura nas Es­colas.

Para par­ti­cipar, es­colas e ini­ci­a­tivas cul­tu­rais devem criar, juntas, o Plano de Ati­vi­dade Cul­tural em diá­logo com um ou mais eixos te­má­ticos pro­postos pelo pro­grama. Os pro­jetos serão ca­das­trados e en­vi­ados pelos res­pon­sá­veis das es­colas, via Sis­tema In­te­grado de Mo­ni­to­ra­mento, Exe­cução e Con­trole do Mi­nis­tério da Edu­cação (Simec) até o úl­timo dia da ins­crição (10/8). O pro­cesso de ava­li­ação será con­du­zido pelo MinC e MEC.

As ati­vi­dades serão de­sen­vol­vidas dentro da es­cola ou fora dela por, no mí­nimo, seis meses, e abrangem as mais di­versas lin­gua­gens ar­tís­ticas - mú­sica, te­atro, au­di­o­vi­sual, li­te­ra­tura, circo, dança, con­tação de his­tó­rias, artes vi­suais - e ma­ni­fes­ta­ções da cul­tura - rádio, in­ternet, jornal, cu­li­nária, mi­to­logia, ves­tuário, mestre e sa­beres po­pu­lares.

“O Mais Cul­tura nas Es­colas é um pro­grama ex­tre­ma­mente im­por­tante e fun­da­mental para am­pliar as ações que a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado já vem de­sen­vol­vendo nas áreas da arte e da cul­tura, como o Face (Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil), o TAL (Tempos de Arte Li­te­rária), o AVE (Artes Vi­suais Es­tu­dantis), o Prove (Pro­du­ções de Ví­deos Es­tu­dantis) e o EPA (Edu­cação Pa­tri­mo­nial e Ar­tís­tica). Es­pe­ramos que as nossas es­colas façam adesão e par­ti­cipem dessa ini­ci­a­tiva”, afirmou Amélia Ma­raux, su­pe­rin­ten­dente de edu­cação bá­sica da Se­cre­taria da Edu­cação.

Eixos te­má­ticos – Le­vando em con­si­de­ração a di­ver­si­dade da cul­tura bra­si­leira e as ma­ni­fes­ta­ções ar­tís­ticas atuais, os eixos te­má­ticos – nove, no total – foram cri­ados para in­cen­tivar pro­jetos vol­tados para as ati­vi­dades em mu­seus, pontos de cul­tura, ci­nemas e ou­tros es­paços cul­tu­rais. Temas como cri­ação, cir­cu­lação e di­fusão ar­tís­tica, cul­tura di­gital e co­mu­ni­cação, pa­trimônio ma­te­rial e ima­te­rial, tra­di­ções orais, cul­turas in­dí­genas e cul­tura afro-bra­si­leira estão na pauta.

In­for­ma­ções sobre as es­colas par­ti­ci­pantes no en­de­reço vir­tual www.​cultura.​gov.​br/​maisculturanasescolas. Nesse mesmo es­paço, também está dis­po­nível o ma­nual Mais Cul­tura nas Es­colas, com in­for­ma­ções e ori­en­ta­ções para a cons­trução dos Planos de Ati­vi­dade Cul­tural. Os in­te­res­sados também podem es­crever para o mais­cul­tura nasescolas@​cultura.​gov.​br.













Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares