quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Estudantes expõem suas obras na AL pelo projeto AVE





Ce­ná­rios do sertão, traços da vida ur­bana, fei­ções de mu­lheres e de cri­anças são al­gumas das marcas ex­pressas na 5ª Mostra Es­ta­dual do Pro­jeto de Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE), em cartaz na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Bahia (Alba), até sexta-feira (30/08). A ex­po­sição é com­posta por 27 obras, fruto do de­sen­vol­vi­mento das po­lí­ticas cul­tu­rais com os es­tu­dantes da rede pú­blica es­ta­dual, du­rante o ano le­tivo de 2012.

Para a mostra, a Co­or­de­nação de Pro­jetos In­ter­se­to­riais da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia fez um re­corte das obras pro­du­zidas pelos 99 es­tu­dantes que par­ti­ci­param da fase es­ta­dual do AVE, de acordo com as te­má­ticas e téc­nicas pre­do­mi­nantes. O con­junto apre­sen­tado na Alba in­clui, também, as obras do ex-es­tu­dante da rede Pablo de Jesus, que, além de ter sido pre­miado em 2011, es­tampou o cartão de fe­li­ci­ta­ções do go­ver­nador Ja­ques Wagner, em 2012.

Es­tu­dante do Tempo de Aprender, no Centro Es­ta­dual de Edu­cação Ma­ga­lhães Neto, em Sal­vador, Ade­milton de Jesus nem se lembra mais quando co­meçou a es­culpir. “Passei a minha vida toda na mar­ce­naria. Es­culpir chega a ser uma te­rapia, e eu me sinto re­a­li­zado quando con­sigo pensar em algo e passar para a ma­deira”, contou o ar­tista or­gu­lhoso, ao falar da sua es­cul­tura “O rosto de Jesus”, ex­posta na mostra.

Se­gundo a co­or­de­na­dora de Pro­jetos In­ter­se­to­riais da Se­cre­taria, Nide Nobre, a ex­po­sição re­vela as cul­mi­nân­cias de prá­ticas ar­tís­ticas en­rai­zadas na rede es­ta­dual de en­sino, que se re­fletem na de­mo­cra­ti­zação do di­reito à arte e à cul­tura e no ama­du­re­ci­mento ar­tís­tico dos es­tu­dantes. “Eles saíram da di­mensão de pensar o real para o abs­trato, tra­ba­lhando os so­nhos, a fan­tasia e a ficção. Nossa ex­pec­ta­tiva é que, na versão de 2013, as obras te­nham ainda mais qua­li­dade”, de­clarou a co­or­de­na­dora, ava­li­ando a tra­je­tória dos es­tu­dantes no pro­jeto AVE.




Obras pre­mi­adas – AVE 2012

Made in Brasil – Ma­ruzan Pe­reira Porto (18 anos), 2º ano do en­sino médio do Co­légio Mo­delo Luís Edu­ardo Ma­ga­lhães - Direc 30 - Gua­nambi/BA.

In­fância per­dida – Bruno de Lima Silva (17 anos), 3º ano do en­sino médio do Co­légio Po­li­va­lente Go­ver­nador Antônio Carlos Ma­ga­lhães - Direc 21– Irecê/BA.

Povo so­frido – Di­vone Silva dos Santos (43 anos), Tempo For­ma­tivo VIII do Co­légio Es­ta­dual Po­li­va­lente de Gandu – Gandu - Direc 05 – Va­lença/BA




Des­taque

Au­tor­re­trato – Dilson Fer­reira Ramos, 18 anos, EJA III do Co­légio Po­li­va­lente de São Gon­çalo dos Campos, São Gon­çalo dos Campos - Direc 2 – Feira de San­tana/BA.




Menção hon­rosa

Pig – An­dreza Nas­ci­mento da Silva (16 anos), 1º ano do en­sino médio da Es­cola Es­ta­dual Edu­ardo Ca­talão, Direc 06 – Ilhéus/BA.

Birc – Cris­laine Bomfim da Silva (18 anos), 3º ano do en­sino médio do Co­légio Es­ta­dual Luiz Viana Filho, Santa Brí­gida - Direc 10 – Paulo Afonso/BA.

O mestre da arte – Mi­chael Si­meoni Sousa Silva (16 anos), 2º ano do en­sino médio do Co­légio Es­ta­dual Félix Men­donça, Direc 07 – Ita­buna/BA.

O fla­gelo da seca – Maria Cí­cera de Jesus Bomfim (17 anos), 3º ano do en­sino médio do Co­légio Es­ta­dual Dr. Carlos Ma­ga­lhães, Je­re­moabo, Direc 10 – Paulo Afonso/BA.

Olhar... visão do mundo. Mu­dança... re­flexo do olhar – Adonis Souza Evan­ge­lista (17 anos) e Ma­riana Costa Santos (18 anos), 3° ano do en­sino médio do Co­légio Es­ta­dual De­mo­crá­tico Ruy Bar­bosa, Tei­xeira de Freitas - Direc 09 - Tei­xeira de Freitas/BA.










Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares