quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FINALIZA ETAPA REGIONAL DOS PROJETOS CULTURAIS




A edição 2013 dos projetos estruturantes de natureza educativa, artística e cultural da Secretaria da Educação do Estado da Bahia contabiliza uma adesão total de 1.228 colégios da rede estadual de ensino, vinculados às 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). Nesta quinta-feira (22), às 14 h, no Teatro Xisto Bahia (Barris), os estudantes das unidades pertencentes à Direc 1B (parte de Salvador), participantes do Tempo de Arte Literária (TAL), iniciam a etapa final da fase regional.

Em setembro próximo, na Direc 1B, acontecem os demais projetos - Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Canto Coral (Encante).

“Falta muito pouco para que esses projetos estruturantes atinjam todas as escolas da rede. Do ponto de vista do interesse, do entusiasmo e, sobretudo, do exercício da experiência criativa dos estudantes, todos têm nota 10. O júri tem destacado, ano após ano, o crescimento da qualidade dos trabalhos apresentados”, afirmou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da secretaria, Nide Nobre.

Ela ressalta que os estudantes têm mostrado sua criatividade nas artes por meio de temas diversos, retratando questões sociais, políticas, ecológicas, afetivas, familiares, entre outras. “Eles são artistas autênticos, que transitam entre a realidade e a ficção e, cada vez mais, estão apresentando trabalhos abstratos, que têm ganhado incrível expressão, revelando novas engrenagens da vida e da arte”.

Números

Este ano, os números surpreenderam ainda mais, segundo a coordenadora. São 1.152 escolas no Face, 1.164 no AVE, 1.190 no TAL, 865 no Prove e 814 no EPA. “Como se pode observar, o Tempo de Arte Literária é o projeto que mais teve adesão, ainda que o Face tenha mais visibilidade pela própria estrutura que envolve - som, banda, música”.

Interior

As apresentações da Direc 1A (também em Salvador) começam com o AVE, no dia 2 de setembro, juntamente com o Prove. Em seguida, vêm o Face (18/9), o TAL (3) e o EPA (5). Ainda em agosto, acontecem as apresentações dos projetos dos municípios de Valença, Itapetinga, Itaberaba, Ibotirama e Seabra. A grande maioria das Direc realiza as culminâncias regionais dos projetos artísticos em setembro.

A final do TAL, AVE, Face, EPA, Prove e Encante, juntamente com a Feira de Ciência, Feira de Matemática e Jogos Estudantis, acontece dentro do 2º Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, entre 5 e 8 de novembro, em local ainda não divulgado. No evento haverá ainda conferências, oficinas e workshops.










Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares