terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto Escola 10 retorna às escolas da rede estadual de educação nesta segunda-feira



O Projeto Escola 10 retorna nesta segunda-feira (18/7) às escolas da rede estadual em sua terceira etapa de visita geral. Cerca de 250 técnicos da Secretaria da Educação do Estado visitam as unidades de ensino para fazer um diagnóstico e ajudar os dirigentes das escolas no planejamento do segundo semestre letivo de 2011, além de elucidar as diretrizes para 2012. Desta vez, o foco da iniciativa vai ser na questão pedagógica, atentando, também, para as outras três dimensões do projeto: infraestrutura, administrativo-financeira e de pessoal.

“Vamos dar um destaque maior para o projeto pedagógico, colegiado escolar, avaliação institucional, regimento escolar, frequência e questões de diversidade”, afirma Valuza Saraiva, integrante da equipe que coordena o Escola 10. Os técnicos do órgão central da Secretaria e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) vão retornar para as escolas para identificar problemas e buscar soluções juntamente com os gestores das unidades.

O Escola 10 prevê a constituição de uma rede de apoio a melhorias nas escolas. “O projeto nos fornece uma ajuda muito grande em termos de incentivo para as escolas. Aguardamos com muita expectativa a visita do Escola 10”, disse a professora, Diretora da Escola Estadual Rotary Rosalvo Fonseca, em Santo Antônio de Jesus.

"Essas visitas são importantes não só para averiguar o andamento da proposta pedagógica desenvolvida nas escolas, como também orientar as unidades escolares com relação ao desempenho dos alunos referente ao ensino e à aprendizagem”, ressalta a professora Ely Mary Bitencourt, coordenadora de Educação Básica da Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 4).

Segundo Conceição Araújo, diretora da Diretoria Regional de Educação de Irecê (Direc 21), o Escola 10 possibilitou a criação de um grupo de trabalho permanente na Diretoria Regional para atuação juntamente com as escolas. “Desta forma, a Direc fica mais próxima da unidade escolar, beneficiando a todos que estão envolvidos no processo educacional”, afirma.

Criado em 2009, o Projeto Escola 10 trouxe resultados significativos para a rede estadual, como o ajuste do quadro de pessoal e intervenções na infraestrutura das escolas. Nas etapas anteriores, já foram realizadas visitas e variadas atuações nas próprias unidades escolares, além dos encontros de avaliação, nos quais são planejadas as etapas seguintes.

O Escola 10 é dividido em duas fases. Em um primeiro momento, são realizadas as visitas de grupos de trabalho em todas as escolas do Estado para o conhecimento e análise das demandas, que são encaminhadas para a Secretaria. Posteriormente, são lançados os dados no sistema e todos os setores do órgão central planejam ações/atividades relacionadas às demandas das escolas.




Projeto

2 comentários:

  1. Que bacana seu blog, adorei!
    Se quiser dicas sobre onde encontrar materiais escolares com bons preços visite o site da Tricae, lá tem várias promoções de volta às aulas: http://www.tricae.com.br/volta-as-aulas-j12/


    Beijos Lelê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares