quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Topa participa do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos






A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da coordenação do programa Todos pela Alfabetização (Topa), participa do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), que começa na terça-feira (20/9) e prossegue até sexta (23/9), em Salvador, e vai reunir cerca de 600 delegados de todo o país. O evento, segundo a coordenadora do Topa, Elenir Alves, é uma oportunidade de se discutir e refletir sobre a política de Educação de Jovens e Adultos.

“Esse encontro, para nós, como representantes da Secretaria da Educação do Estado, tem uma importância grande porque vai abordar uma dívida antiga que a Bahia tem com essa modalidade de ensino. Será o momento propício para discutirmos a qualidade e o fortalecimento da política da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, sendo em Salvador, nos abre um espaço para estarmos, realmente, fazendo um pacto pela educação de jovens e adultos no nosso Estado”, analisa Elenir Alves, uma das fundadoras do Fórum de EJA Bahia.
A principal política do EJA, na Bahia, se materializa com o programa Topa que, desde a sua implantação, em 2007, já alfabetizou 841 mil pessoas em todo o Estado. Atualmente, são 256 mil alunos em sala de aula.
 
 
 
Programação

A mesa de abertura do encontro será às 19h, do dia 20, com as presenças de representantes do Ministério da Educação, Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Educação e Cultura Esporte e Lazer de Salvador, Instituto Federal Baiano, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia. Participam, ainda, representações dos Fóruns de EJA, de educadores e educandos de EJA e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova/Bahia).
 
Educação de Jovens e Adultos: entre o marco da cidadania e da emancipação humana é o tema da conferência que se segue. Mesas temáticas, que também fazem parte da programação, vão abordar assuntos como balanço político dos encontros nacionais e regionais de educação de jovens e adultos; configuração do campo da EJA sob os olhares dos educandos e os 90 anos de Paulo Freire na EJA.
Também haverá mesas-redondas que dizem respeito à política pública de EJA e a campanha pelo direito à educação. Além disso, grupos de trabalhos, por área de interesse, se reunirão em eixos temáticos, a exemplo de formação de professores, gestão, recursos e financiamento, políticas intersetoriais, educação do sistema prisional, educação de pessoas com deficiência e agenda territorial integrada de alfabetização e EJA.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares