sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jovens baianos discutem prioridades para Plano Estadual de Juventude




Mais uma etapa territorial (a 5ª) da Conferência Estadual de Juventude começou nesta quinta-feira (29), reunindo jovens de oito territórios de identidade do estado, até o próximo domingo (2), para discutir políticas públicas voltadas ao segmento. Os encontros desta quinta aconteceram em Eunápolis, no Território do Extremo Sul, e Ilhéus, no Território Litoral Sul, com a participação de lideranças locais e representantes do Governo do Estado.

A intenção é aprofundar as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontar as prioridades de cada localidade. “Estamos buscando o fortalecimento das políticas estadual e federal e debatendo o desenvolvimento do país, por meio da garantia dos direitos da juventude”, afirmou o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa Pinheiro. Ele acompanha as reuniões de Ilhéus, Valença, Amargosa e Cruz das Almas.

O Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, que está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia. As etapas territoriais discutem a implementação das diretrizes e prioridades definidas no documento em cada um dos territórios de identidade. No período de 28 a 30 de outubro será realizada, em Salvador, a II Conferência Estadual de Juventude.

Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar os governos estadual e federal a elaborar políticas públicas para o segmento. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.

Nesta sexta-feira (30), as conferências acontecem nos territórios de Itapetinga, em Itapetinga, e do Baixo Sul, em Valença. No sábado, nos de Vitória da Conquista, em Conquista, e do Vale do Jiquiriça, em Amargosa. No domingo, do Médio Rio de Contas, em Jequié, e do Recôncavo, em Cruz das Almas. O secretário de Relações Institucionais, Paulo César Lisboa, participará dos debates nas cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista e Jequié. As conferências vão ocorrer em todos os 26 territórios de identidade do estado.


Eunápolis elege temas para conferência estadual

Mais de 300 jovens de vários municípios do extremo sul do estado, reunidos na Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Eunápolis, definiram como prioridade para o Território de Identidade do Extremo Sul, temas como educação, segurança e trabalho. No evento foram também eleitos 91 delegados para a II Conferência Estadual. Eles representarão mais de 2.800 participantes das conferências municipais ocorridas no território.

A conferência realizada foi aberta pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social do município, Maria Menezes, que destacou a diversidade da platéia e falou da sua expectativa positiva em relação à juventude. Na mesa também estavam lideranças regionais e representantes da organização da conferência estadual, que explicaram sobre a forma de operacionalização dos trabalhos. Houve ainda um monólogo, a encenação de uma peça teatral, apresentação de um grupo de dança e o entoar dos hinos da Bahia e do Brasil.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, disse que as conferências são um passo a mais na democracia, enfatizando que a juventude sempre brigou pelas suas conquistas. “Sempre foi assim. Tudo que conseguimos no nosso país os jovens estão sempre à frente”.

O auditório da Escola Modelo estava lotado, com os jovens num clima de permanente descontração, mas focados nos 10 eixos temáticos em que foram divididos os grupos de trabalho. Entre os participantes, duas jovens estudantes de Serviço Social de Teixeira de Freitas: Fabíola Martins e Marielly Renor, de 23 anos. Apesar de não serem delegadas, fizeram questão de participar da conferência territorial.

Terminada a primeira fase, os grupos discutiram os 10 eixos e as diretrizes do Plano Estadual de Juventude. Os eixos são emancipação e autonomia juvenil educação; Trabalho, emprego e renda; Saúde e vida segura; Desporto; Lazer e meio ambiente; Desenvolvimento da cidadania; Organização juvenil política e participação; Engajamento e organização juvenil.

Também debateram o apoio à criatividade juvenil produção cultural e acesso aos bens de cultura, desenvolvimento tecnológico e comunicação, reconhecimento à diversidade negros e negras, LGBT, mulheres e jovens em conflito com a lei, jovens com deficiência, indígenas e meio rural.


Conferências municipais mobilizaram 50 mil jovens

As 220 conferências municipais realizadas em todo o estado mobilizaram em torno de 50 mil jovens. Em cada municipal também foram eleitos delegados para as 26 territoriais, numa proporção de um representante para cada 10 participantes. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, revelados por integrantes da Coordenação de Juventude, os jovens na Bahia representam cerca de 4,5 milhões de pessoas (entre 15 a 29 anos), que significam 30% da população do estado. Na relação racial, 78,2% dos jovens são negros, contra 21,8% de brancos. Quanto a domicílio, 70,3% residem na zona urbana e 29,7% na área rural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares