segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estudantes selecionados para o Parlamento Jovem embarcam para Brasília





Os seis estudantes que representarão a Bahia no Parlamento Jovem 2011 embarcam para Brasília no domingo (25). De segunda-feira (26) até sexta-feira (30), os jovens deputados vão conhecer o processo legislativo brasileiro e terão a chance de defender seus projetos, quando simularão a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara.
Na bagagem, além do projeto de lei, o estudante Artur Alves da Silva, de 16 anos, leva a expectativa de trabalhar como deputado na capital brasileira. Artur, que é estudante do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em Senhor do Bonfim, diz que o programa é fundamental para que os jovens brasileiros conheçam o funcionamento do trabalho legislativo.
O projeto de lei de Artur dispõe sobre o uso obrigatório de papel reciclado nas escolas públicas. “É uma preocupação com o meio ambiente e, também, com a saúde do trabalhador e da comunidade, já que para deixar o papel branco, são utilizados muitos produtos tóxicos”, afirma Artur, lembrando que a pauta ainda coloca a preocupação com o meio ambiente no dia a dia da escola.
Dos projetos escolhidos, mais da metade trata de assuntos ligados à educação. Inclusão de disciplinas à grade escolar do ensino público, a exemplo de empreendedorismo, ciência política e direito do consumidor e instituição de medidas de combate ao bullying, foram as propostas mais recorrentes.
Temas como segurança, saúde, meio ambiente e mercado de trabalho também foram abordados. Outro assunto bem repercutido entre os candidatos foi a questão do modelo energético do país, com a sugestão de utilização de matrizes energéticas alternativas a partir da instalação de painéis de luz solar nas escolas públicas e nas casas de pessoas de baixa renda.


Estudantes baianos selecionados:

Artur Alves da Silva - Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em Senhor do Bonfim
Projeto que dispõe sobre o uso obrigatório de papel reciclado nas escolas públicas.

David da Silva Muricy Guirra
Projeto sobre a obrigatoriedade de utilização de detectores de metais nas escolas públicas e privadas no território nacional.

David Fialho Santos
Projeto que propõe destinar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para os programas nacionais de promoção da saúde e assistência populacional.

Elder Gomes Pereira
Projeto que estabelece que alunos das escolas públicas brasileiras, com menor rendimento escolar, tenham atendimento educacional psicopedagógico especializado, gratuito e obrigatório.

Paloma Fonseca Martins Reis
Projeto que dispõe sobre a isenção tributária de protetores e bloqueadores solares e a oferta gratuita desse material para pessoas albinas comprovadamente pobres.

Víctor Hugo de Oliveira Ribeiro
Projeto que acrescenta dispositivo à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional.
Parabéns, Artur e a todos os estudantes selecionados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares