quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Carga horária das escolas deverá ser ampliada, diz Haddad


Para ministro, ampliar a jornada exigirá mais investimento em educação.


O número de horas que os alunos brasileiros passam em sala de aula deverá ser ampliado. A ideia foi divulgada nesta terça-feira (13/9) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a abertura do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, promovido pelo Movimento Todos Pela Educação, em Brasília (DF). A proposta é aumentar, em quatro anos, o ano letivo de 200 para 220 dias.

“O aprendizado está muito correlacionado à exposição ao conhecimento. No Brasil, há pouca exposição, porque a carga horária diariamente é baixa ou porque o número de dias do ano letivo é pouco”, afirmou Haddad.

A decisão partiu do ministro, após análise do fato dos estudantes permanecerem, em média, apenas quatro horas por dia na escola – ou 800 horas por ano. “Após uma análise que fiz sobre o tempo que as crianças de outros países ficam na sala de aula, percebi que seria necessário pensar nisso.”

O ministro visitou Cuba recentemente, onde o ano letivo é de 220 dias. No Brasil, a meta são 200. “Mas sabemos que na prática não acontece. Conseguimos no máximo 180 dias”, revelou. Isso porque durante o ano ocorrem, por exemplo, greves e catástrofes naturais, que impedem as aulas.

Haddad confessou aumentar os dias do ano letivo é um processo que dará trabalho, mas que deve ser feito.

“Temos que analisar, pois a ampliação implica em aumentar os recursos, como os destinados à merenda.

Mas com 7% do PIB [Produto Interno Bruto], previsto no PNE [Plano Nacional de Educação], isso poderá ocorrer”, disse.


"Dos 200 dias letivos exigidos conseguimos no máximo 180”, diz ministro da Educação, Fernando Haddad.


O ministro tem se reunido com membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Educação (Consed) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE) para conversar sobre o assunto. Caso haja consenso, no final das conversas poderá ser elaborado um projeto de lei.

Para o ministro, outra possibilidade para manter as crianças e jovens por mais tempo na escola é a ampliação da jornada escolar. O programa Mais Educação conta com 15 mil escolas no país. A presidenta Dilma Rousseff pretende alcançar 32 mil em 2013.

“As coisas não são excludentes. As escolas estarem no Mais Educação é o desejável, mas em virtude da falta de infra estrutura das escolas públicas, ampliar os dias letivos é uma possibilidade”, concluiu.






Fonte: Portal Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares