quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Colégios estaduais participam do 7 de Setembro


Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC 


 
Cerca de 450 estudantes da rede estadual de ensino vão participar do desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil, nesta quarta-feira, 7 de Setembro,  em Salvador. Os estudantes fazem parte das fanfarras dos colégios estaduais Professor Rômulo Almeida, Márcia Méccia, Polivalente San Diego, Aplicação Anísio Teixeira, João Caribé e Manoel Novaes.

No colégio Polivalente San Diego, no bairro do Uruguai, a preparação para o desfile anda a todo vapor.

“Estamos afinando os instrumentos e ensaiando bastante. Os estudantes estão ansiosos e felizes por participarem da comemoração”, afirma o regente Robson da Costa. Além dos estudantes, a fanfarra também conta com a participação de ex-alunos e representantes da comunidade.

Romário Barros, aluno da 5ª série no Colégio Estadual Márcia Méccia, vai desfilar pela terceira vez do desfile. “Espero que este ano seja melhor que o do ano passado. Nós estamos nos esforçando para fazermos uma apresentação bonita”, ressalta.



Comemoração no interior

Os municípios de Alagoinhas, Conceição do Almeida, Itabuna, Juazeiro, Mairi, Livramento de Nossa Senhora, Vitória da Conquista e Maragogipe também comemoram o 7 de Setembro com desfile das fanfarras estaduais.

No Colégio Estadual de Itabuna, a expectativa é grande, visto que 80% dos estudantes vão participar pela primeira vez. “Eu entrei no grupo este ano e já aprendi a tocar o cornetão. Estamos todos com vontade de participar do desfile, que vai ser muito bom. Já avisei aos meus pais e meus amigos, que vão me assistir no dia da apresentação”, enfatiza Marcos Danilo Santos, da 7ª série.

















Para o regente Diego Souza, a fanfarra é uma atividade importante, que deve continuar crescendo em todo o Estado. “É uma forte arma contra as coisas ruins, porque ocupa os horários vagos dos estudantes. Nós temos um ex-aluno que hoje é 2° sargento dos fuzileiros navais e outros dois que estão estudando música em uma universidade de São Paulo”, explica.

A coordenadora de fanfarras da Secretaria da Educação da Bahia, Noélia Félix, revela que a melhora no comportamento dos alunos é um dos resultados da atividade. “Além da integração com outros jovens, os estudantes aprendem a tocar um instrumento, ler partitura e conhecer outras cidades. A maioria dos participantes já toca profissionalmente no carnaval, em micaretas e nas lavagens. Além disto, participam do campeonato baiano, que acontece todos os anos”, explica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares