terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto de Uso Racional da Água e Energia nas Escolas






O QUE É O PROJETO?

O Projeto de Uso Racional da Água e Energia nas Escolas resulta de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o TECLIM/UFBA. O projeto promove um espaço para o diálogo e melhoria no gerenciamento deste recurso, na perspectiva de incorporar valores voltados ao exercício da cidadania no trato com a água e energia, incentivando o consumo sustentável e a eficiência no uso dos recursos públicos, nas dimensões ambiental e econômica do segmento social.

PORQUE DEVO ADERIR AO PROJETO?
 A sociedade tem negligenciado a possibilidade de esgotamento dos recursos hídricos e vem realizando intervenções no meio ambiente, que prejudicam numerosos mananciais, e usado, de forma irresponsável, esse importante recurso para a vida.
Neste contexto, a escola é o espaço de difusão de saberes e de mobilização para aquisição de valores e atitudes que promovam um exercício pleno de cidadania e uma consciência ambiental compatível com o enfrentamento das demandas contemporâneas.
 

 
ONDE CADASTRAR MINHA ESCOLA?
Clique aqui e preencha as informações solicitadas.  


COMO MINHA ESCOLA PODE PARTICIPAR?
Caso a UE não possua COM-VIDA, após se cadastrar, a direção/coordenação deve convocar a comunidade escolar a eleger uma COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, com representantes dos alunos, professores e funcionários da escola para realizar o acompanhamento diário do hidrômetro e medidor de energia elétrica.  Esta comissão irá eleger, de forma participativa, os responsáveis pela medição em cada dia da semana e também nos fins de semana, e definir as estratégias para tornar público a toda comunidade escolar o seu índice de consumo.

A COM-VIDA também deverá eleger, ou a própria direção poderá indicar, um responsável que lançará os dados mensurados, diariamente, no sistema do Programa Águapura Vianet. O sistema irá gerar gráficos indicando o consumo de cada Unidade Escolar e alertar automaticamente possíveis níveis demasiados, a fim de que a unidade escolar possa acionar medidas de correção do possível vazamento, monitorar seu consumo e promover economia de recursos financeiros da unidade.
 


QUE COMISSÃO É ESTA? 
A COM-VIDA foi formada em resposta a uma reivindicação de estudantes de todo Brasil que participaram da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. É baseada no conceito de Círculos de Aprendizagem e Cultura de Paulo Freire e inspirada nos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, grupo presente em todos os estados brasileiros e constituído por jovens representantes dos mais diversos segmentos dos movimentos da sociedade civil organizada. A COM-VIDA é parte do Programa Vamos Cuidar do Brasil, do MEC, e do Projeto Juventude em Ação: construindo a agenda 21 na escola da, Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Mais informações a respeito da COM-VIDA podem ser acessadas na Cartilha sobre o programa elaborada pelo MEC.


QUEM MAIS PODE SE ENVOLVER?
Grêmio estudantil, Associação de Pais e Mestres, associações comunitárias do entorno da escola, enfim todos podem participar. O Programa Águapura Vianet é aberto ao livre cadastramento; portanto, não apenas escolas, mas aqueles que se interessarem: residências, condomínios, representantes da sociedade civil organizada e toda e qualquer instituição que detenha edificação conectada às redes hidráulica e elétrica, e tenha interesse em fazer o gerenciamento do seu consumo com vistas à redução das despesas financeiras e estabelecer um consumo ambientalmente responsável de água e energia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares