quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo da Bahia amplia orçamento para universidades estaduais

 
 
 
 
A educação superior é prioridade do Governo da Bahia. Além da conquista das novas universidades federais e institutos tecnológicos para o interior do Estado, o orçamento para as quatro universidades estaduais foi mais do que duplicado nos últimos anos.
Segundo o coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado, Clovis Caribé, “o orçamento para as quatro universidades teve um incremento de mais de 108%, ampliando de R$ 386,8 milhões, em 2006 para R$ 806,6 milhões, em 2012”.  A dotação orçamentária para 2012 teve um aumento de 11% em relação a este ano de 2011.
Com a duplicação do orçamento, verificada nos últimos anos, as universidades estaduais de Feira de Santana (Uesf), do Sudoeste (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e a Estadual da Bahia (Uneb) ampliaram suas grades de cursos, aumentaram o investimento em infraestrutura e número de vagas e estão realizando concursos para professores e desenvolvendo pesquisas de ponta, em consonância com o desenvolvimento em curso no Estado da Bahia.
 
Um exemplo são os novos cursos de Medicina instalados nas universidades estaduais, como o da Uesb, em Jequié, e agora o da Uneb, em Salvador, já com inscrições abertas para o primeiro vestibular. Além disso, todas as quatro universidades estaduais realizaram e ainda estão realizando concursos para professores, visando ampliar o quadro de docentes em função do incremento de vagas tanto para a graduação como para a pós-graduação.
 
“Somente nas universidades estaduais, registramos um aumento de mais de 15% nas matrículas de graduação e mais de 25% nas de pós-graduação, sem contar a elevação em 31% do número de grupos de pesquisa, em relação a 2007”, informa o professor Clovis Caribé.
 
Vale registrar, ainda, o compromisso do Governo da Bahia ao atendimento histórico do movimento docente de melhoria salarial. Primeiro, a incorporação de 25% da GEAA (Gratificação Estímulo a Atividade Acadêmica). E ainda a incorporação de 70% da gratificação por CET (Condições Especiais de Trabalho), que irá permitir um ganho salarial de cerca de 18% nos próximos quatro anos.
 
Para o professor Caribé, o aumento do orçamento para as universidades estaduais e a conquista das novas universidades federais para a Bahia “fazem parte da política do Governo Wagner para ampliar o acesso da juventude de todos os territórios ao ensino superior”.
 
Paralelo aos investimentos nas universidades estaduais, a Secretaria da Educação do Estado também desenvolve programas para ampliar e garantir o acesso dos estudantes da rede pública à universidade, a exemplo do programa Universidade para Todos, que atende, este ano, cerca de 35 mil estudantes em todo o Estado.





Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares