quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Encontro do Pacto com Municípios reúne 217 secretários municipais de educação



Secretários de Educação de 217 municípios se reúnem nesta sexta-feira (30), em Salvador, para fortalecer a articulação em torno do Pacto com os Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para garantir aos estudantes o direito de aprender.

O encontro, que contará com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto é mais um espaço para um planejamento articulado e um maior compartilhamento de responsabilidades na implementação das ações do Pacto, que tem como propósito alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, através de cooperação com os municípios baianos. A parceria envolve 136 mil estudantes, 11 mil professores, 417 formadores e 217 coordenadores.




Durante o encontro, será apresentado um balanço das atividades que já foram realizadas. Entre elas, as reuniões com os coordenadores, a formação dos formadores, acompanhamento dos municípios para fazer o alinhamento das ações, orientar as equipes municipais, tirar dúvidas e visitar as unidades escolares e salas de aula. “Esse momento é uma ação que consolida e fortalece o processo de colaboração entre Estado e Município, visando assegurar o direito de aprender e da criança se alfabetizar na escola e no tempo certo”, destaca o coordenador do Pacto, Clóvis Caribé.

















No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia já distribuiu kits contendo um livro com a proposta didática de alfabetização e dois cadernos de atividades para os professores alfabetizadores e os alunos das classes do 1º ano do Ensino Fundamental de todos os municípios participantes. Também está sendo viabilizada a aquisição de livros de literatura infantil para serem distribuídos nas salas de aula, estimulando o prazer da leitura entre os estudantes.

O Pacto hoje conta com a adesão de 217 municípios. A meta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é de congregar todos os 417. Os municípios que ainda não aderiram podem manifestar o interesse, enviando solicitação para o email pacto@educacao.ba.gov.br

A Secretaria da Educação oferece a formação dos profissionais, o material didático e o acompanhamento dos municípios. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística para a formação no município.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares