terça-feira, 27 de setembro de 2011

Consulta pública sobre as diretrizes curriculares de educação em direitos humanos

 

 

O texto preliminar das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos foi dicutido em audiência pública convocada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no dia 22 de setembro.


A audiência contou com a presenca da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência República, de representantes do MEC, especialistas e profissionais de educação e organizações não governamentais atuantes na área da educação e direitos humanos.

O projeto em discussão prevê que a educação em direitos humanos não será uma matéria específica, mas estará integrada em todas as disciplinas da grade curricular das escolas. A proposta de diretrizes encontra-se disponível para consulta e sugestões no site do CNE. Também está disponível o formulário para as sugestões ao texto, que devem ser registradas com identificação pessoal/institucional e enviadas para o e-mail  dir.humanoscne@mec.gov.br.

A proposta de diretrizes curriculares de educação em direitos humanos está em sintonia com programas nacionais e internacionais sobre o tema, entre eles o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e o Programa  Mundial  de  Educação  em  Direitos  Humanos (PMEDH) da UNESCO e do alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que além de entenderem a educação  como  direito humano, consideram a Educação em Direitos Humanos como parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do próprio direito à educação.

A UNESCO tem colaborado e participado desse debate por meio de acordo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República e do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares