Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao final da escolaridade básica (ensino fundamental e médio).
Participam do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Em 2009, o Ministério da Educação reformulou a prova e adotou a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparação das notas entre diferentes edições a partir da uniformização do grau de dificuldade das provas.
O método prevê um banco com diversas perguntas fáceis, médias e difíceis. Assim, o sistema permite que se monte diversas provas com a mesma dificuldade --basta manter a distribuição de dificuldade das questões.
O Enem também é usado como critério de seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que substituiu o vestibular em diversas universidades públicas.
A PROVA
A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha e uma redação.
No primeiro dia, os participantes fazem provas de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo, são avaliadas matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.
Não há uma nota máxima em cada prova, pois o resultado é calculado a partir do desempenho dos alunos naquele ano.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário