terça-feira, 6 de setembro de 2011

Políticas públicas para as artes são foco de debates no interior baiano






Em 12 dias de viagem, de 24 de agosto a 4 deste mês, e cerca de 2,7 mil quilômetros percorridos, os dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Secretaria de Cultura (Secult), visitaram os seis macroterritórios de identidade baianos, representados pelas cidades de Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus.

O projeto Funceb Itinerante promoveu encontros setoriais para discutir as políticas públicas para as artes – artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, dança, literatura, música e teatro –, num diálogo direto entre o poder público e a sociedade civil.

A equipe que integrou o Funceb Itinerante foi formada pela diretora-geral da fundação, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas das áreas de artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, teatro e da Assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da Secult.

Em articulação com representantes territoriais da secretaria, presentes em todo o estado, e dirigentes locais, a atividade atraiu, no total, cerca de 330 pessoas, inclusive cidadãos do entorno das cidades visitadas.

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela Funceb, os encontros debateram o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura.

A pretensão foi a de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia, mobilizando-os também para a participação nas conferências setoriais, que serão realizadas pela Funceb e Secult no dia 5 de novembro, em Salvador.

De volta a Salvador no domingo, os dirigentes da fundação estão individualmente formalizando relatórios sobre as pautas e demandas de suas áreas, para uma primeira reunião de avaliação, que acontece nesta quinta-feira (8).

A partir desses novos suportes, será pensada a execução de ações que busquem dar retorno às demandas apresentadas e aos desafios revelados, para uma efetiva democratização e interiorização de apoio e da distribuição dos recursos públicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares