quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Juazeiro vai sediar a primeira Etapa Territorial da Conferência de Juventude.






Jovens de todas as idades do Território do Sertão do São Francisco se reuniram nesta quarta-feira (21), em Juazeiro, para discutir políticas públicas para a juventude. Os debates estão sendo realizados durante a primeira etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude. As conferências ocorrerão nos 26 territórios de identidade do estado. 

Nesta etapa, serão aprofundadas as discussões sobre Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade. O plano é resultado da primeira conferência estadual realizada em 2009. O documento está subdividido em cinco eixos – ‘Da emancipação e autonomia juvenil’, ‘Do bem estar juvenil’, ‘Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil’, ‘Do apoio à criatividade’ e ‘Do reconhecimento das diversidades’. Os conteúdos são compostos por diretrizes.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, serão discutidas a implementação das diretrizes e prioridades definidas no documento em cada um dos territórios de identidade. Após os debates será elaborado um conjunto de proposições que serão encaminhadas ao poder público em suas três esferas (federal, estadual e municipal).

Entre as diretrizes em debate estão o incentivo permanente à educação, formação para o trabalho e garantia de emprego e renda, promoção da saúde integral, incentivo ao desporto, acesso ao lazer, política e participação, e estímulo à produção cultural. Estas discussões foram divididas em 10 grupos de trabalho.

O estudante Stallone Araújo, 19 anos, morador de Juazeiro, reconhece a importância dos debates para a consolidação das políticas públicas destinadas à juventude. “A democracia se faz ouvindo os segmentos. E o da juventude sempre foi criticado e desvalorizado. Mas, agora, com estas conferências, estamos dando um passo muito grande nas discussões de políticas públicas para os jovens. É discutindo nossas prioridades que vamos conseguir garantir nossos direitos e reconhecer nossos deveres”.

O secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, afirmou que a Bahia é o mais avançado dos estados em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, em tramitação na Assembleia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens. Além do plano, foram criados o Conselho Estadual de Políticas para a Juventude e a coordenação com o mesmo nome, responsáveis por articular ações para o segmento juvenil.

A última Etapa acontecerá no Território da Região Metropolitana, dia 20 de outubro, na cidade de Camaçari. Após o Sertão do São Francisco, Piemonte do Itapicuru, no dia 23; Piemonte da Diamantina, no dia 24 e Irecê, no dia 25 serão os próximos territórios a receber conferência.
















Confira no link o calendário com todas as Etapas:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares