terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ministro considera que aumento da média geral do exame indica melhora

 
 
 


 
Ao analisar as médias do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) em entrevista coletiva no Ministério da Educação, o ministro Fernando Haddad observou que o aumento de 10 pontos na média geral é um indicativo de melhora.

O ministro destacou o aumento dos investimentos governamentais por estudante na rede pública do ensino médio, que passou de RS 770 ao ano, em 2000, para R$ 2373 ao ano, em 2009. Os investimentos passam pela a inclusão dos programas do Governo Federal de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.

Para avaliar a evolução da educação brasileira, de acordo com Haddad, é preciso observar três fatores. “Primeiro, se a média da educação está evoluindo positivamente, e isso tem acontecido em todos os exames. Segundo, saber se as desigualdades estão diminuindo, porque às vezes a média pode aumentar, mas a desigualdade também. Você pode destacar um pelotão que avança, e muita gente fica para trás. A terceira é equalização das oportunidades, ou seja, a garantia de que não importa cor, renda, local de nascimento; que a pessoa tenha acesso a educação de qualidade onde quer que estude. Essas três variáveis é que estão em jogo, e eu penso que tem havido evolução”, concluiu o ministro.

Os dados do Enem estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 12. Participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes. Entre eles, um milhão de concluintes do ensino médio regular. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.

Diego Rocha

Confira a distribuição dos concluintes do ensino médio regular de acordo com o desempenho médio na prova objetiva de cada ano

Confira os resultados do Enem para os concluintes do ensino médio regular - 2009/2010
 

Leia mais:
 
 
 
 
 
Fonte: Portal MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares