Ao analisar as médias do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) em entrevista coletiva no Ministério da Educação, o ministro Fernando Haddad observou que o aumento de 10 pontos na média geral é um indicativo de melhora.
O ministro destacou o aumento dos investimentos governamentais por estudante na rede pública do ensino médio, que passou de RS 770 ao ano, em 2000, para R$ 2373 ao ano, em 2009. Os investimentos passam pela a inclusão dos programas do Governo Federal de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.
Para avaliar a evolução da educação brasileira, de acordo com Haddad, é preciso observar três fatores. “Primeiro, se a média da educação está evoluindo positivamente, e isso tem acontecido em todos os exames. Segundo, saber se as desigualdades estão diminuindo, porque às vezes a média pode aumentar, mas a desigualdade também. Você pode destacar um pelotão que avança, e muita gente fica para trás. A terceira é equalização das oportunidades, ou seja, a garantia de que não importa cor, renda, local de nascimento; que a pessoa tenha acesso a educação de qualidade onde quer que estude. Essas três variáveis é que estão em jogo, e eu penso que tem havido evolução”, concluiu o ministro.
Os dados do Enem estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 12. Participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes. Entre eles, um milhão de concluintes do ensino médio regular. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.
Diego Rocha
Confira a distribuição dos concluintes do ensino médio regular de acordo com o desempenho médio na prova objetiva de cada ano
Confira os resultados do Enem para os concluintes do ensino médio regular - 2009/2010
O ministro destacou o aumento dos investimentos governamentais por estudante na rede pública do ensino médio, que passou de RS 770 ao ano, em 2000, para R$ 2373 ao ano, em 2009. Os investimentos passam pela a inclusão dos programas do Governo Federal de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.
Para avaliar a evolução da educação brasileira, de acordo com Haddad, é preciso observar três fatores. “Primeiro, se a média da educação está evoluindo positivamente, e isso tem acontecido em todos os exames. Segundo, saber se as desigualdades estão diminuindo, porque às vezes a média pode aumentar, mas a desigualdade também. Você pode destacar um pelotão que avança, e muita gente fica para trás. A terceira é equalização das oportunidades, ou seja, a garantia de que não importa cor, renda, local de nascimento; que a pessoa tenha acesso a educação de qualidade onde quer que estude. Essas três variáveis é que estão em jogo, e eu penso que tem havido evolução”, concluiu o ministro.
Os dados do Enem estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 12. Participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes. Entre eles, um milhão de concluintes do ensino médio regular. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.
Diego Rocha
Confira a distribuição dos concluintes do ensino médio regular de acordo com o desempenho médio na prova objetiva de cada ano
Confira os resultados do Enem para os concluintes do ensino médio regular - 2009/2010
Leia mais:
Fonte: Portal MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário