sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Enem 2011: presidente do Inep diz que resultados serão divulgados na primeira semana de 2012

Em entrevista exclusiva ao Globo, Malvina Tuttman aconselhou que se foquem apenas na prova e não se preocupem com fatores externos




Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br)

RIO - A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, acredita em um fim de semana tranquilo e sem incidentes, após dois anos de muitos problemas.

Em entrevista exclusiva ao GLOBO, ela informa que o resultado do Enem será divulgado na primeira semana de janeiro de 2012. Aos estudantes, Malvina aconselhou que se foquem apenas na prova e não se preocupem com fatores externos.


O GLOBO: O número de questões e o pouco tempo para fazer a prova são as principais críticas dos estudantes e professores. O sofrimento será amenizado este ano?

MALVINA: A prova continua com o mesmo número de questões e elas mantém o mesmo padrão técnico e de qualidade. Há um cuidado e uma escuta daqueles que fazem a prova (em relação às críticas).

O exame continua com as mesmas características, contextualizando as questões e remete a leitura de um enunciado às vezes um pouco mais extenso, mas que ajuda o participante a refletir sobre a questão.

A cada ano, há a preocupação de qualificar melhor a prova, solicitamos a equipe de elaboradores a depurar cada vez mais os itens. Mas essas características são o melhor do Enem: um exame que contextualiza, exige respostas a partir de situações apresentadas.


Quando serão divulgados os resultados do Enem 2011? E quando serão enviados os cartões de confirmação de inscrição?

MALVINA: Os cartões de confirmação de inscrição serão enviados no início de outubro. Quanto ao resultado, nós vamos manter a mesma forma do ano passado: as duas notas, da redação e da parte objetiva, serão divulgadas juntas. Isso vai acontecer na primeira semana do ano que vem.


A senhora poderia mandar uma mensagem para os candidatos que farão a prova nos dias 22 e 23 de outubro?

MALVINA: Acreditem no seu potencial, especialmente aqueles que vem se preparando, que vão fazer uma boa prova. Não se preocupem com nada além do exame. A realização dos sonhos é possível. Quem se preparou vai fazer um excelente exame, seja para conseguir a certificação do ensino médio ou para ingressar na universidade.


- A greve dos Correios vai prejudicar o envio dos cartões de confirmação do Enem e a distribuição da prova?

MALVINA: Não haverá problema, nenhum, não temos nenhuma preocupação em relação a interferência. Isso vale tanto para a distribuição da prova quanto para a entrega dos cartões de confirmação de inscrição. Todos podem ficar tranquilos, estamos acompanhando de perto todo o processo nessa reta final.


- O Enem foi marcado nos últimos anos por problemas de logística e, principalmente, de segurança. A senhora acredita que não haverá incidentes?

MALVINA: Eu estou muito confiante que não teremos problemas. Primeiro, pela experiência que o Inep adquiriu durante esse período de aplicação da prova. A partir delas, tomamos várias medidas para dar ainda mais segurança ao Enem e a outros exames que nós fazemos. Aqui dentro, criamos a Unidade de Operações Logísticas, por exemplo.

Firmamos parcerias com outros órgãos federais, com as instituições públicas de ensino. Vale destacar o trabalho com o Inmetro, que está certificando todas as etapas do exame. Além disso, contratamos também uma empresa de gestão de risco. Eles acompanham todo o processo até o retorno para a correção. Isso nos dá mais confiança ainda. Mas a vida é feita de riscos, algum outro imprevisto pode acontecer.


- No ano passado, ouvimos diversos relatos sobre a falta de instrução dos fiscais. Houve até quem orientasse os estudantes a rasurarem os cartões-resposta, o que invalida a resposta da questão. O que foi feito para prepará-los melhor esse ano?

MALVINA: Nessa parceria com as instituições públicas, solicitamos a elas que colaborassem também com o banco de aplicadores das suas seleções. Montamos também com as universidades uma rede de acompanhamento do exame em todos os locais do país. Isso ajuda porque traz as experiências exitosas dessas instituições em eventos como esse.




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares