quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MEC investe R$ 25 milhões no Pacto com Municípios na Bahia





A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), firmaram na semana passada convênio, no valor de R$ 25 milhões, para o Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, que tem como meta alfabetizar todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade. O documento foi assinado pelo secretário Osvaldo Barreto e o superintendente José Carlos de Freitas.

O secretário enfatiza o apoio do MEC ao Pacto, ressaltando que essa parceria - Governo da Bahia, ministério e prefeituras - “visa assegurar a educação para as crianças na base de sua formação”. Segundo Barreto, “as pesquisas educacionais apontam que a alfabetização, com letramento, das crianças até oito anos é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos”.

Implantado em 2011, o Pacto com Municípios inicia o ano letivo de 2012 com a adesão de mais 112 prefeituras, totalizando 329 municípios participantes. Este ano, a meta é atender mais de 345 mil estudantes com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática em 11.770 escolas públicas.

Para garantir a efetiva aplicação da metodologia de alfabetização, o coordenador do Pacto com Municípios, Clovis Caribé, informa que a Secretaria da Educação assume a responsabilidade “de capacitação dos formadores e dos professores alfabetizadores, e também o monitoramento e avaliação durante o processo, o que permite acompanhar o desempenho dos estudantes e fazer intervenções pedagógicas para ajudá-los a superar dificuldades no percurso educativo”.


Livros

Todos os livros e materiais didáticos para os estudantes e professores até o momento foram distribuídos pela Secretaria da Educação, que, este ano, junto com o Ministério da Educação, distribuirá também 36 mil kits de livros de literatura infantil (cada kit com 12 livros) para formação dos Cantinhos de Leitura em cada sala de aula. Segundo Caribé, o objetivo é “estimular o prazer da leitura e fortalecer o processo de alfabetização das crianças”.

Os recursos do Ministério da Educação serão aplicados também na produção de livros didáticos (português e matemática) para estudantes em processo de alfabetização das escolas dos municípios que aderiram ao Pacto com Municípios. Além disso, inclui ainda todo o material de apoio ao professor em sala de aula, como cartazes, kit escolar e o livro do professor.


Participação

Nas avaliações dos professores, o Pacto com Municípios vem fortalecer a educação municipal. Em Amargosa, a formadora municipal do Pacto, Joseane Santos, afirma que o projeto “é bem direcionado, enfatiza a prática do dia a dia, a minúcia da alfabetização e não só a teoria. “Com certeza, terá um grande impacto na educação baiana, porque os professores estão abraçando a causa”.

Em Porto Seguro, a coordenadora municipal do Pacto, Aleny Sousa, acredita que “o processo de formação e o acompanhamento das turmas de alfabetização são fundamentais para garantir aos estudantes a alfabetização na idade certa.” Além disso, em sua opinião, “o Pacto se apresenta ainda como uma oportunidade para identificarmos e formarmos os profissionais alfabetizadores, além da garantia de um trabalho sistematizado do Estado com o município”.



Números

2011 2012
Municípios 217 329
Escolas 7.244 11.770
Coordenadores 217 329
Formadores 480 733
Professores 11.904 18.790
Estudantes 129.568 345.086


Ouça aqui:




Fonte: AGECOM - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares