quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Diagnóstico precoce ajuda a reduzir problema de visão em crianças


Risco de cegueira é afastado com exames, diz médico.


Professores podem ajudar a identificar problemas em sala de aula.


Como identificar precocemente o problema de visão nas crianças? O Bom Dia MS conversou com especialistas para saber quais são sinais que pais podem perceber nos filhos desde cedo, e assim fazer com que cresçam as chances de uma recuperação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), cerca de 14% dos alunos matriculados no ensino regular apresentam baixa visão. É o professor que pode observar a criança e avisar aos pais. Quanto antes cuidar, melhor para evitar que, no ensino médio, a dificuldade em enxergar comprometa o aprendizado.
Saiba mais

O oftalmologista Beogival Wagner Lucas Santos fala sobre os indícios de baixa visão nos mais jovens. Quando a criança dá muita trombada, aproxima muito o objeto do olho pra enxergar, tem sensibilidade a luz, ou quando sai ao sol e espirra, esses são sinais de que ela pode ter problemas de visão. E se alguém na família tem alguma doença nos olhos, pode ser herdada geneticamente.

O médico explica que se a criança tiver um diagnóstico precoce, antes dos 7 anos de idade, é possível tratar e até afastar os riscos de cegueira. Para isso, segundo Beogiwal, os pais devem ter persistência em seguir à risca as determinações dos especialistas.





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares