quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Professores participam de formação para eleições de dirigentes

 
 
 
Depois de três anos da primeira eleição de dirigentes de estabelecimento de ensino da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia volta a convocar toda a comunidade escolar para dar mais um passo no fortalecimento da gestão democrática. Mais uma vez, estudantes, pais, professores e funcionários das escolas da rede estadual vão às urnas escolher os diretores e vices para liderar o processo educacional na sua unidade.

As eleições vão acontecer em aproximadamente 1.400 escolas, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Por isso, os docentes de escolas da rede estadual de ensino em Salvador participaram de oficina de formação com o objetivo de atuar como multiplicadores no processo das eleições para dirigentes em suas unidades.

Foram dois dias de atividades, período em que também conheceram os decretos e portarias que norteiam o processo seletivo. Nesse primeiro momento, a iniciativa envolveu mais de 200 professores de 132 escolas da capital.

Uma das novidades dessa eleição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos. “Com a eleição de dirigentes, a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, afirma a diretora de Gestão Descentralizada do órgão, Euzelinda Dantas.



Qualidade

A estimativa da secretaria é de realizar, até o final deste mês, a formação em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc). É o colegiado escolar quem indica dois professores por unidade para participar.

“Aqui, eles trabalham com todo o conhecimento pertinente à eleição, desde os conhecimentos legais aos pedagógicos. O processo seletivo é desenvolvido na escola, por isso, ela tem que estar preparada para que ocorra com responsabilidade, qualidade e eficiência”, enfatiza Euzelinda.

Participando pela segunda vez da formação, a professora de português do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, o Classe V, Nádia Rossi, diz que é muito importante participar para o crescimento da escola e da comunidade. Ela já programa para a próxima semana uma reunião destinada a socializar as informações, esclarecer as dúvidas. “Isso permitirá que a eleição seja efetivada de forma correta”.

Compartilha da mesma opinião a professora do Colégio Estadual Rômulo Almeida, Mércia Dione de Souza Barretto. “A formação nos dá condições de tocar as eleições de forma ordenada e organizada”. O professor do Colégio Estadual Góes Calmon, Ivan Muccini, considera que a formação deu mais clareza ao processo.

“Está preenchendo muitas lacunas. Aqui, estamos vendo detalhes importantes do pleito como a validação do voto, a identificação da comunidade escolar dentro dos segmentos, o percentual necessário para validação”.



Ouça mais:








Fonte: AGECOM - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares