quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudantes da rede estadual se apresentam no sarau literário do TAL







Estudantes da rede estadual do interior e da capital apresentam suas obras literárias no sarau estadual do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), no dia 20 de outubro (quinta-feira), às 16h, no Largo de Pedro Archanjo (Pelourinho). As obras foram selecionadas nas etapas regionais, que contaram com a participação de estudantes de 1.187 escolas da rede estadual. Esse é o terceiro ano do projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para incentivar a criação literária nos contextos escolares. O sarau será conduzido pelos artistas Zéu Brito e Luciana Souza, que estão estrelando no filme Capitães da Areia.

“Esperamos que o TAL se consolide como um festival literário nos moldes dos velhos saraus, buscando enaltecer a noção de arte, de estética, beleza literária e saberes artísticos, dentro de um ambiente aconchegante. Por meio da poética estudantil, conhecemos o seu universo e, assim, podemos avançar nas políticas culturais para a juventude”, afirma Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Além da apresentação das obras literárias classificadas, o sarau estadual promoverá “um dedo de prosa” com a professora de literatura Ana Rosa Ramos, com o tema Conversando sobre Jorge Amado, em homenagem aos 100 anos do escritor baiano.

Sarau
Antes do sarau no Pelourinho, os estudantes classificados no TAL participam do curso preparatório de leitura e produção de textos com professores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling), da Faculdade de Educação da Ufba, e , ainda, de aulas de técnica vocal, interpretação corporal, ministradas por professores da Escola de Teatro da Ufba.

Vale destacar que as obras literárias dos estudantes que participam do sarau no Pelourinho foram selecionadas por um júri formado pelos professores Ana Débora Alves Ferreira (Instituto de Letras da Ufba), Maria Auxiliadora Wanderley (Faculdade de Educação da Ufba), Sérgio Rivero (da Secretaria de Cultura do Estado) e pelo antropólogo Washington Queiroz (Conselheiro de Cultura do Estado).







Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares