sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oficinas de artes antecedem o sarau literário do TAL dia 20



Dedicação integral à arte da literatura. Este é o clima do curso preparatório promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia com os estudantes classificados para a final do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) em Salvador. Desde segunda-feira (17/10), 36 alunos estão reunidos na capital baiana para participarem de oficinas de teatro, leitura e literatura, com foco voltado para o sarau estadual do projeto, que aconteceu nesta quinta-feira (20/10), às 16 horas, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho.

O sarau foi conduzido pelos artistas Zéu Brito e Luciana Souza, que estão no elenco do filme Capitães da Areia. Os estudantes estavam reunidos com professores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling), da Faculdade de Educação da Ufba, e , ainda, de aulas de técnica vocal, interpretação corporal, ministradas por professores da Escola de Teatro da Ufba.

“Aqui, nós, estamos aprendendo a desenvolver novas técnicas para ficarmos mais confiantes no momento da apresentação. Além disso, estamos interagindo com os nossos colegas, aprendendo com os outros. Escrevi um cordel com o título de O Velhinho do Roçado, que fala sobre o envelhecimento de uma pessoa na área rural, e estou tendo a oportunidade de compartilhar esta história”, disse Jenicleide de Souza, 15 anos, aluna do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, no município de Serra do Ramalho.



Criação literária

As obras foram selecionadas nas etapas regionais do TAL, que contaram com a participação de estudantes de 1.187 escolas da rede estadual. Esse é o terceiro ano do projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para incentivar a criação literária nos contextos escolares. “Esperamos que o TAL se consolide como um festival literário nos moldes dos velhos saraus, buscando enaltecer a noção de arte, de estética, beleza literária e saberes artísticos, dentro de um ambiente aconchegante”, afirma Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Para Ícaro dos Santos, aluno da Escola Marechal Mascarenhas de Moraes, em Salvador, o projeto incentiva o estudante a se aproximar mais do processo educacional. “Nós ficamos ainda mais centrados na educação, e não desviamos a atenção para outras coisas que não são interessantes para a nossa vida. Estou achando todas as oficinas muito boas. É muito importante para a minha formação, estou aprendendo muito com os professores e colegas”, afirmou.

De acordo com a atriz Mariana Freire, que ministrou a oficina de teatro, o trabalho também ajuda a tirar o foco da questão da competição, ajudando no processo de integração entre os jovens. “Eles aprendem melhor como lidar com este lado da competição, trabalhando com a convivência. Além disso, com o teatro, eles aprendem a ter uma outra relação com o corpo, num processo de autoconhecimento”, disse.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares