segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Você sabia...

Como colocar em ordem alfabética as palavras com cedilha?



A cedilha é um sinal gráfico chamado diacrítico que, quando colocado logo abaixo da consoante C seguida das vogais A, O e U, funciona como indicativo da pronúncia com som o de S, como ocorre em fumaça, aço e açúcar. Nesse caso, o C é chamado de C cedilhado ou C-cedilha e é considerado uma forma da letra C e não uma nova letra.

A cedilha é mais um sinal como os três acentos gráficos (agudo, grave e circunflexo), o til e o trema. Assim, por convenção, as palavras que os trazem são listadas após as correlatas não sinalizadas. Por exemplo: maca (cama de lona) vem antes de maça (clava), que por sua vez é seguida de maçã (fruto da macieira). Os vocábulos marcados apenas com acentos gráficos aparecem antes daqueles cedilhados: os dicionários trazem caca (sujeira), depois cacá (excremento) e por último caça (objeto da caça ou ação de caçar). Pelo fato de não existirem verbetes que começam com C-cedilha na Língua Portuguesa, essas são as únicas regras a serem seguidas em relação à ordem alfabética.


O termo cedilha surgiu no idioma castelhano no século 16. Provavelmente, esse sinal foi formado aplicando-se o sufixo diminutivo -illa (-ilha, em português) ao nome da letra Z, que em castelhano é zeda ou zeta. O "pequeno Z" era empregado sob a letra C para indicar um som que, dois séculos depois, passou a ser representado naquele idioma com a própria letra Z.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares