quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mais de um milhão de alunos da rede estadual recebem o Kit Básico do Estudante

Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC


Composto por duas camisas e uma mochila, o kit foi adquirido por meio de um investimento de R$ 19,2 milhões. Este ano, a distribuição será feita nas escolas estaduais até março. Mais de um milhão de alunos da rede pública estadual foram beneficiados.

A estudante da 7ª série do Colégio Professora Candolina, no bairro do Pau Miúdo, Stefane Teles, 16 anos, trocou a farda desbotada por uma nova. E ela não foi a única a ganhar o fardamento novo. A economia no orçamento das famílias só foi possível graças à iniciativa da Secretaria da Educação (SEC), que distribuiu o
Kit Básico do Estudante.


Na 5ª série do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, no Pero Vaz, Natália Souza, dez anos, ficou satisfeita com a ação. “Nos outros anos, a gente tinha que comprar a farda. Hoje, esse dinheiro pode ser gasto com outra coisa”.

Dona Ellildes de Jesus, 49 anos, representante do Colegiado dos Pais do Centro Educacional Carneiro Ribeiro/Classe I, luta para oferecer o melhor e aprova a iniciativa. “Este é um incentivo para os filhos e para muitos pais. Muitas crianças deixam de frequentar a escola por não ter dinheiro para comprar a farda”. Para a diretora do Carneiro Ribeiro, Carla Dias, a ação fortalece a noção de pertencimento do aluno da rede pública. “Há uma identificação direta do aluno com a escola. E a colaboração do governo permite que as reservas antes comprometidas na compra destes itens sejam alocadas em outras áreas”. Ela disse que é a primeira vez que há uma medida tão uniforme, atingindo todos os alunos do ensino fundamental.

Redução da evasão escolar

Segundo a SEC, foi constatada em outros estados, que desenvolveram projetos semelhantes, uma redução da evasão escolar, já que o fardamento é um componente obrigatório para o acesso deles às escolas. Há 20 anos na rede estadual, a professora de História, Iolanda Maria do Nascimento, explicou que, a partir de agora, haverá padronização e reconhecimento das instituições.


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