sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Secretaria da Educação encerra Jornada Pedagógica



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia encerra, na sexta-feira (4), a Jornada Pedagógica 2011. Este ano, cerca de 50 mil professores, diretores, gestores de escolas e técnicos da Educação participam do encontro de planejamento para o ano letivo, que vai abranger mais de 1 milhão de estudantes. A volta às aulas da rede estadual está marcada para o próximo dia 7 de fevereiro.

Iniciada em 1º de fevereiro, a Jornada 2011 inovou ao valorizar os indicadores de desempenho das próprias escolas como instrumento norteador do planejamento pedagógico. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem, ajudaram os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.


“O norte neste ano é a realidade da escola e isso nos deixa satisfeitos e mais seguros. A Jornada 2011 despertou a consciência de que não vale aprovar por aprovar, porque o que é feito em sala de aula repercute adiante na Prova Brasil, no Ideb. Nos sete municípios que visitei durante a Jornada, eu vejo o que sonhei: planejar a partir da realidade da escola, instrumentalizar a escola pelo real”, diz Marli Araújo, técnica da Diretoria Regional de Educação de Alagoinhas (Direc 3).


Os educadores não precisaram sair das suas escolas para contribuir com as discussões da Jornada Pedagógica 2011. Conectados à internet, nas salas de aula das escolas em que atuam, eles interagiram em tempo real. Todo o material de apoio para a Jornada 2011 está disponível no portal da educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares