quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como produzir um jornal escolar

Objetivo geral 

Criar um veículo por meio do qual a escola possa divulgar seu projeto educativo.



Objetivos específicos 

- Para a direção

Garantir a estrutura e o material necessários ao andamento do projeto.

- Para os alunos

Participar da produção das edições e ter contato com os gêneros jornalísticos.

- Para a coordenação pedagógica

Formar os professores para o trabalho com jornal.

- Para os professores

Aplicar com as turmas o planejamento elaborado na formação.

- Para os funcionários e a comunidade

Participar com sugestões de pauta e opiniões sobre as reportagens e ser fontes de informações.


Conteúdos de Gestão Escolar

- Aprendizagem

Promoção de situações reais de confecção de textos jornalísticos.

- Equipe

Articulação entre docentes, gestores e demais funcionários da escola.

- Comunidade

Melhoria da comunicação com os pais e busca de parcerias.

- Materiais

Disponibilização de jornais que sirvam de referência para o trabalho. 


Anos

1º ao 9º ano.



Tempo estimado

Dois meses por edição


Material necessário


Calendário de eventos escolares e comunitários, jornais impressos (locais, nacionais e, se possível, institucionais), câmera fotográfica, computadores, gravadores e blocos de anotação.



Desenvolvimento

1ª etapa - Formação docente
O coordenador deve prever reuniões pedagógicas para o estudo sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos. A complexidade do que será lido, ensinado e produzido depende das expectativas de aprendizagem para o ano escolar - os anos iniciais podem começar com os classificados e os mais velhos serem desafiados com a produção de reportagens maiores. O professor, como modelo de leitor, precisa ler e propiciar aos alunos contato frequente com os diversos gêneros usados por periódicos.

2ª etapa - Apresentação para a comunidade

Por meio de reuniões e avisos nos murais, avise os pais sobre o projeto. Eles poderão participar dando sugestões de pauta, servindo de fonte para os alunos, dando palestras (caso haja profissionais que trabalhem com jornal) e doando exemplares ou assinaturas para a biblioteca da escola.


3ª etapa - Criação do conselho editorial

Convide alunos, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. Eles podem ser escolhidos por seus pares ou se oferecer voluntariamente. Gestores devem ter representantes nesse grupo, que discutirá o cronograma, a periodicidade, as seções, as responsabilidades de cada um, a divisão de tarefas entre as turmas, a circulação e a distribuição - além de dar a palavra final sobre os temas e os textos. É interessante que a formação dessa equipe mude periodicamente.

4ª etapa - Organização e escrita

Com base no planejamento feito com o coordenador, os professores realizarão as atividades de produção de textos com as turmas. Cada sala fica responsável por uma seção (esportes, cultura etc.). É recomendável que o coordenador observe as aulas e verifique a aplicação do que foi estudado.

5ª etapa - Checagem e distribuição

O material precisa passar por uma revisão, a ser feita pelo diretor e pelo coordenador pedagógico. A intenção é verificar se os textos condizem com os valores e os objetivos previstos no PPP. Cumprida a tarefa, encaminhe os arquivos à gráfica (que também pode ser uma parceira da escola). Por fim, todos devem ajudar na distribuição.



Avaliação

Reúna-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público leitor a fim de ouvir as opiniões. Uma seção de cartas, com os contatos da escola, auxilia esse levantamento.

2 comentários:

  1. adorei suas dicas pois estou criando o jornal da minha propria escola*-*

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  2. Maravilha, Yasmim!!

    Fico feliz que tenhamos ajudado...

    Depois volte para contar as novidades, ok?

    Bjo,

    Claudia Fernandes

    ResponderExcluir

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