terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Convênio viabiliza internet banda larga em mais de 90% das escolas públicas

Foto: Jorge Cordeiro/Agecom


Com mais de 90% das escolas públicas estaduais e municipais com acesso à internet banda larga até 2025, o projeto Banda Larga nas Escolas, criado no início de 2009, sintetiza uma combinação de esforços que tem como meta diminuir as distâncias do conhecimento entre as crianças das escolas do interior e da capital. Das 5,5 mil escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.615 unidades educacionais, espalhadas pelos 417 municípios baianos, já foram atendidas.

Mais quatro cidades baianas vão integrar as estatísticas do Ministério da Educação (MEC), que calcula um benefício para cerca de 50 milhões de alunos em todo o País. Nesse início de ano letivo, as escolas públicas das cidades de Jaguaripe, Teolândia, Itagimirim e Itaparica serão contempladas pelo projeto. Esta última cidade teve o convênio assinado, nesta terça-feira (15), pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, o prefeito Vicente Gonçalves da Silva e o diretor-geral da operadora de telefonia Oi, Ailton Lira.

De acordo com o diretor-geral da operadora, a dimensão do projeto é verificada por intermédio dos números a serem alcançados. A intenção é levar internet gratuita para 55 mil escolas públicas do Brasil. “Esperamos que haja um melhor aproveitamento dos alunos nas instituições e um grande salto na qualidade do ensino, elevando a cidadania de todos os jovens”. Ailton Lira garantiu que até o primeiro trimestre de 2011 será implantada a conexão nas demais escolas.

Segundo Lira, o prazo máximo para estabelecer conexão à internet a todas as escolas públicas do estado, localizadas em área urbana, é de dois meses. De gestão do MEC e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Banda Larga nas Escolas disponibiliza dez computadores a cada unidade, as concessionárias de telefonia fixa instalam a banda larga e o governo estadual administra o treinamento e a formação para estudantes e professores.

Mundo virtual

Mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino estão familiarizados com a internet. Para o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, esse projeto atinge não só estudantes, mas também comunidade. “Com extensão territorial muito grande, o estado necessita que este serviço esteja à disposição de todos os alunos, tanto da rede estadual como municipal. Esse trabalho precisa se expandir com a Oi e de forma universal chegar para todos”.

A iniciativa inclui todas as escolas de ensino fundamental e médio, além das escolas públicas de formação de professores vinculadas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. A secretária municipal de Educação de Itaparica, Tatiana Machado, diz que o programa possibilita uma viagem pelo mundo virtual e descobertas são feitas com essa nova linguagem. “A partir de julho, a comunidade conhecerá e aprenderá a interagir, buscando fazer pesquisas e como ferramenta também de lazer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares