segunda-feira, 15 de julho de 2013

Seminário de Educação e Tecnologia: Mobilidade e Mídias Digitais na Escola



Partilhar experiências sobre a educação e tecnologia. Esse é o objetivo do Seminário de Educação e Tecnologia: Mobilidade e Mídias Digitais na Escola que acontece no dia 16 de julho de 2013, das 9 às 18 h, no Instituto Anísio Teixeira.

As inscrições estão abertas aqui.

A programação conta com palestras e discussões no formato de mesas redondas voltadas à temática do seminário e também a segurança na internet, com a apresentação de Rodrigo Nejm, representante da SaferNet Brasil. No evento ocorre o lançamento da Rede Social da Educação e o Projeto Tablets Educacionais na Bahia da Ministério da Educação (MEC) com a presença do Secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto; o Diretor de Educação e Tecnologia do IAT, Rodrigo Aragão; e, o Coordenador da Rede Anísio Teixeira do IAT – Yuri Wanderley.

Tecnologias educacionais - A Rede Social Espaço Aberto é um ambiente educacional voltado para os estudantes e professores da rede pública estadual da Bahia onde estes sujeitos poderão construir e trocar saberes e conhecimentos de forma colaborativa. Conta com recursos interativos como comunidades temáticas, fóruns, blogs, agendas, enquetes, álbuns de fotos e muito mais, além de acesso a conteúdos digitais livres das diversas áreas do conhecimento como vídeos, jogos. Ela já vem sendo utilizada por professores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE e dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação.

O Projeto dos Tablets Educacionais é uma proposta de modernização tecnológica da educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e integra o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Ministério da Educação, com investimento dos governo Estaduais. O objetivo da ação é o uso cotidiano dos tablets, ampliando a atividade do educador para facilitar o caminho rumo à aprendizagem, bem como promover a inclusão social dos professores e educando. Serão 600 mil tablets distribuídos para professores do Ensino Médio da rede pública de educação.

"Além de se tratar de um rico momento de troca de experiências práticas e de estudos relacionados à Mobilidade e Mídias digitais nas Escolas, e de contar com a participação de importantes pesquisadores da área, o seminário marca o lançamento de duas grandes ações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia visando estimular o uso das tecnologias nas escolas públicas”, explicou Yuri Wanderley.

Segundo Rodrigo Aragão, um dos focos do evento é discutir políticas públicas voltadas para práticas pedagógicas com mobilidade digital. “Este é um tema recente que tem suscitado um rico debate acadêmico e no âmbito das políticas públicas para a educação no Brasil e no mundo. Em alinhamento com a política nacional, a Secretaria de Educação da Bahia, através dos NTE, está construindo um plano de formação para o uso dos tablets educacionais nas escolas de ensino médio da rede estadual", contou o diretor.

A videoconferência é destinada a professores, gestores, pesquisadores e demais interessados no assunto e será transmitida para as salas de videoconferência no interior da Bahia e pela internet através do Portal da Educação.



Fonte: SEC - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares