quarta-feira, 17 de julho de 2013

ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA É EXEMPLO PARA OUTROS ESTADOS




Lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em 2011, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) já é utilizado como modelo. A iniciativa, que se constitui em uma ferramenta pedagógica para educação a distância, em áreas remotas do estado, inspirou a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber, no Piauí.

Ontem, terça-feira (16), a diretora e a coordenadora do Mais Saber, Lusimary Veloso e Maria de Lourdes da Costa e Silva Lopes, respectivamente, visitaram as instalações do EMITec, em Salvador, com o propósito de conhecer mais detalhes do programa e aperfeiçoar a experiência piauiense.

Para implantar a iniciativa no Piauí, a equipe de coordenação mapeou e avaliou iniciativas exitosas de mediação tecnológica. “Visitamos três estados e avaliamos o modo como a ferramenta estava sendo aplicada. A experiência da Bahia foi a que mais nos inspirou, pela proximidade regional”, explicou a coordenadora.

Após um ano de implantação, a equipe retornou para aperfeiçoar o conhecimento no processo de avaliação, no atendimento dos estudantes em disciplinas que têm dificuldades, a fim de encontrar professores e principalmente conhecer as estratégias utilizadas na Bahia para ampliar o número de alunos inseridos no programa.



Reconhecimento

De acordo com Lusimary Veloso, a visita ao EMITec e a troca de experiência com os baianos servirão para o fortalecimento do Mais Saber. “Durante a visita, conhecemos os estúdios, o sistema de avaliação e a parte pedagógica do EMITec. O programa na Bahia está muito adiantado e podemos extrair boas práticas daqui”.

A coordenadora do EMITec na rede estadual, Letícia Machado, avaliou a visita como uma forma de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no estado. “Isso mostra o sucesso do EMITec e também aumenta a nossa responsabilidade. Temos a obrigação de melhorar cada vez mais o nosso programa, já que estamos servindo de modelo”.



EMITec

O programa atende atualmente a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. É uma alternativa pedagógica voltada à articulação para os alunos do que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontece a transmissão de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.










Fonte: SECOM - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares