quarta-feira, 27 de março de 2013

Viver Escola: alegria de estudantes, pais e professores marcam encerramento


Em vi­sita ao Co­légio Es­ta­dual Pre­si­dente Hum­berto de Alencar Cas­telo Branco, no bairro de Pe­ri­peri, em Sal­vador, na quarta-feira (27/03), o se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto, con­feriu o en­cer­ra­mento do pro­jeto Viver Es­cola, de­sen­vol­vido pela pri­meira vez pela Se­cre­taria, vol­tado para alunos oriundos da rede mu­ni­cipal de Sal­vador, que estão in­gres­sando na 5ª série/6º ano. As ati­vi­dades de in­te­gração, re­a­li­zadas desde quatro de março, in­cluíram aulas de língua por­tu­guesa, ma­te­má­tica e ci­ên­cias, além de jogos, brin­ca­deiras e ati­vi­dades lú­dicas edu­ca­ci­o­nais em 62 es­colas-polo que abri­garam o pro­jeto na ca­pital.


En­cer­ra­mento das ati­vi­dades do Viver Es­cola - Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação



“Fi­quei muito emo­ci­o­nado quando en­trei nessa es­cola e, cir­cu­lando e con­ver­sando com as mães, es­tu­dantes e pro­fes­sores, cons­tatei o su­cesso do Viver Es­cola. Cada um deles trans­mitia uma grande ale­gria por conta de um pro­jeto, que, em apenas um mês, fez uma di­fe­rença para esses alunos que in­gressam, agora, na rede es­ta­dual”, des­tacou o se­cre­tário Os­valdo Bar­reto, res­sal­tando que o pro­jeto foi criado jus­ta­mente a partir de diá­logos com mães de alunos que de­mons­travam pre­o­cu­pação com a adap­tação de seus fi­lhos nessa nova fase de sua vida es­colar.

Em­pol­gados com o de­sen­vol­vi­mento al­can­çado pelos fi­lhos com o Viver Es­cola, pais de alunos também com­pa­re­ceram ao úl­timo dia do Viver Es­cola para as­sistir às apre­sen­ta­ções cul­tu­rais (coral, hip-hop, peça te­a­tral), pro­ta­go­ni­zadas pelos es­tu­dantes que par­ti­ci­param do pro­jeto. A co­or­de­na­dora do Viver Es­cola, Daday Sales, res­saltou que a ex­pe­ri­ência se con­so­lidou como uma ati­vi­dade edu­ca­ci­onal de grande êxito e que con­tri­buiu para a ele­vação da es­co­la­ri­dade destes es­tu­dantes por meio de ati­vi­dades pe­da­gó­gicas que des­pertam maior gosto no am­bi­ente es­colar.

En­tu­si­as­mada, a di­re­tora da es­cola, Olívia Costa, afirmou que o Viver Es­cola “é um pro­jeto novo que deu certo”. “Estou muito feliz por ter visto o de­sem­penho dos es­tu­dantes, que foram as­sí­duos e par­ti­ci­pa­tivos em todas as di­nâ­micas re­a­li­zadas ao longo desse mês aqui, na es­cola. Agra­deço aos pais por terem acre­di­tado no pro­jeto, e aos pro­fes­sores, pela de­di­cação, en­ga­ja­mento e en­tu­si­asmo”.


“O Viver Es­cola ajudou bas­tante a meu filho. Você nem ima­gina o quanto de coisa que ele aprendeu. Ele chegou a fazer uma bo­neca com ma­te­rial re­ci­clável para dar de pre­sente à irmã mais nova" - Ni­vo­nete Dias - mãe de Cauã

Mães emo­ci­o­nadas – Os de­poi­mentos de mães pre­sentes ao úl­timo dia de ati­vi­dades do Viver Es­cola eram tes­te­mu­nhos do su­cesso da ini­ci­a­tiva “Eu gostei de­mais desse pro­jeto. Minha filha aprendeu muito nesse mês, e todo dia ela che­gava me con­tando uma no­vi­dade”, disse Ni­vo­nete Dias Fa­rias, mãe da ga­rota Emile Noemi, 11 anos.

A mãe de Cauã Pe­reira dos Santos, 11 anos, Daiane Maria Pe­reira, também es­tava em­pol­gada: “O Viver Es­cola ajudou bas­tante a meu filho. Você nem ima­gina o quanto de coisa que ele aprendeu. Ele chegou a fazer uma bo­neca com ma­te­rial re­ci­clável para dar de pre­sente à irmã mais nova. Ele gostou tanto que acor­dava cedo, se ar­ru­mava rá­pido e fi­cava na maior an­si­e­dade para ir para a es­cola. Senti que ele ficou mais solto porque era muito tí­mido”, disse.

Márcia de Jesus Pinto, mãe de Mi­chael Arnod de Jesus Pe­reira, 11 anos, conta com or­gulho que a pro­fes­sora a chamou para pa­ra­be­nizar o filho pelo “ex­ce­lente de­sem­penho”. “Ela me disse: mãe, cuide dele porque ele é ge­nial. Falou que eu lu­tasse por ele, porque vale a pena in­vestir nele. Mi­chael é mesmo muito in­te­res­sado em aprender. Me disse que está até es­cre­vendo um livro”.




En­cer­ra­mento – No en­cer­ra­mento do pro­jeto, no Co­légio Cas­telo Branco, o es­tu­dante Lucas França, 10 anos, sin­te­tizou o sen­ti­mento dos co­legas em um dis­curso ob­je­tivo e emo­ci­o­nante: “quero agra­decer à Se­cre­taria pela idéia de fazer esse pro­jeto, que foi be­né­fico para todos nós. Aprendi sobre a im­por­tância de pre­servar a água, re­ci­clar o lixo, ter uma boa ali­men­tação, cuidar da es­cola. Ali­men­tação e ma­te­rial não fal­taram. Agora, es­tamos pre­pa­rados para o ano le­tivo graças ao Viver na Es­cola”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares