segunda-feira, 25 de março de 2013

Atividades do Viver Escola seguem até amanhã, terça-feira, com mais de sete mil estudantes em sala de aula

Fotos: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação












O pro­jeto Viver Es­cola, de­sen­vol­vido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia pela pri­meira vez, leva mais de sete mil es­tu­dantes para as salas às vés­peras do início do ano le­tivo na rede es­ta­dual, que acon­tece no dia 3 de abril. A ini­ci­a­tiva é vol­tada para alunos oriundos da rede mu­ni­cipal de Sal­vador, que estão in­gres­sando na 5ª série/ 6º ano. As ati­vi­dades de in­te­gração, que in­cluem aulas de por­tu­guês, ma­te­má­tica, ci­ên­cias e artes, chegam ao fim na pró­xima terça-feira (27/03) nas 62 es­colas-polo que abrigam o pro­jeto.





Para o se­cre­tário da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto, o Viver Es­cola é de grande im­por­tância, es­pe­ci­al­mente, de­vido ao seu ca­ráter pre­pa­ra­tório. “A in­tenção é ajudar na am­bi­en­tação destes novos es­tu­dantes, que estão vi­vendo a fase de tran­sição para a ado­les­cência e pas­sando para uma nova rede de en­sino. Con­si­dero que a ini­ci­a­tiva foi um su­cesso, com es­colas cheias, es­tu­dantes in­te­res­sados e pais sa­tis­feitos”, con­si­derou.

No Co­légio Es­ta­dual Nova de Sus­su­a­rana, no bairro de Sus­su­a­rana, cerca de 300 cri­anças estão en­vol­vidas no pro­cesso de adap­tação à ro­tina es­colar nas novas es­colas. Caíque Souza, de 12 anos, mostra que en­tendeu bem a pro­posta do Viver Es­cola. “A gente está em um pro­jeto para ter tipo um re­forço. Para na hora que co­me­çarem as aulas, a gente ter sa­be­doria para co­meçar os es­tudos. Na hora que a pro­fes­sora passar um tra­balho, a gente já está sa­bendo”. Sobre a nova es­cola, Caíque avalia: é muito di­fe­rente da outra. Aqui eu tenho nove pro­fes­sores. É bom para ficar mais es­perto e saber cada vez mais”, disse.

Con­vi­vência – Para In­grid Emily Bispo, de 13 anos, a con­vi­vência com os novos co­legas e pro­fes­sores é um dos pontos mais po­si­tivos do pro­jeto. “Eu não queria que aca­basse. Eu aprendi a con­viver com ou­tras pes­soas, com os novos co­legas, com os pro­fes­sores, e me­lhorei, também, em ma­te­má­tica”. Já Marcos André da Silva Jú­nior, 11 anos, ficou en­tu­si­as­mado com a aula de ci­ên­cias. “Eu estou achando ótimo. Aprendi que a água do nosso pla­neta está fi­cando pouca, que o lixo pode ser re­ci­clado”, afirma.

Eu aprendi a con­viver com ou­tras pes­soas, com os novos co­legas, com os pro­fes­sores, e me­lhorei, também, em ma­te­má­tica - In­grid Bispo

Para Daday Sales, co­or­de­na­dora do pro­jeto Viver Es­cola, a ini­ci­a­tiva pos­si­bi­lita uma me­lhora na es­co­la­ri­dade dos alunos. “A ex­pe­ri­ência se con­so­lidou como uma ati­vi­dade edu­ca­ci­onal de grande êxito. Ele con­tri­buiu para a ele­vação da es­co­la­ri­dade destes es­tu­dantes. As ati­vi­dades pe­da­gó­gicas de­sen­vol­vidas des­pertam maior gosto no am­bi­ente es­colar”, disse.













Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares