terça-feira, 19 de março de 2013

Estudantes baianos são premiados na Febrace 2013



A pro­dução ci­en­tí­fica está con­so­li­dada nas es­colas da rede es­ta­dual da Bahia. Em 2013, quatro pro­jetos foram pre­mi­ados du­rante a 11ª Feira Bra­si­leira de Ci­ência e En­ge­nharia (Fe­brace), dos cinco que par­ti­ci­param do evento, entre os dias 12 e 16 de março, em São Paulo. “A pro­dução e in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica nas es­colas es­ta­duais é es­ti­mu­lada pelo pro­jeto Ci­ência na Es­cola, que chega a todos os es­tu­dantes da rede”, afirma o Se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto, ex­pli­cando que o pro­jeto in­clui a for­mação de pro­fes­sores, re­a­li­zação anual da Feira de Ci­ên­cias e, também, a edição de li­vros e ma­té­rias di­dá­ticos fo­cados na re­a­li­dade baiana.

Um dos des­ta­ques da Fe­brace 2013 foi o pro­jeto Ci­ência Vir­tual: mo­de­lagem de la­bo­ra­tó­rios di­dá­ticos através da re­a­li­dade au­men­tada, sen­sores de mo­vi­mento (ki­nect) e co­mandos por voz, do es­tu­dante Igor Gomes da Costa dos Santos (Co­légio Es­ta­dual Odo­rico Ta­vares – Sal­vador), ven­cedor de três prê­mios: Milset In­ter­na­ci­onal; 2º lugar em Ci­ên­cias Hu­manas (In­di­vi­dual) e Ino­vação em Aces­si­bi­li­dade e In­clusão da Pessoa com De­fi­ci­ência.


Em se­tembro, Igor Gomes, 19 anos, e o seu pro­fessor ori­en­tador, Jorge Lúcio Ro­dri­gues, irão re­pre­sentar a Bahia no Milset In­ter­na­ci­onal (Expo-Sci­ences In­ter­na­ti­onal), em Abu Dhabi - United Arab Emi­rates. O es­tu­dante de­sen­volveu o pro­jeto Ci­ência Vir­tual, du­rante o en­sino médio. Atu­al­mente, ele cursa en­ge­nharia elé­trica e ga­rante não ter dú­vidas quanto ao su­cesso da ex­pe­ri­ência também no ex­te­rior. “Nosso pro­jeto vai ajudar muito na edu­cação. Co­lé­gios que não têm la­bo­ra­tó­rios de ci­ên­cias agora po­derão re­a­lizar ex­pe­ri­mentos na sala de aula”.

O Co­légio da Po­licia Mi­litar, no bairro do Lo­bato, em Sal­vador, também foi con­tem­plado com o prêmio Ame­rican Psy­cho­lo­gical As­so­ci­a­tion Outs­tan­ding for Beha­vi­oral Sci­ences, pelo pro­jeto “A Rádio na Es­cola: como a edu­cação pode atuar na trans­for­mação e in­te­gração da So­ci­e­dade”, dos alunos Luiza Vi­tória dos Santos Souza e Da­nilo Ro­dri­gues Brito.

Es­colas do In­te­rior - Da Es­cola Es­ta­dual Co­ronel Jerô­nimo Ro­dri­gues Ri­beiro, do mu­ni­cípio de Uauá (438 Km de Sal­vador), saiu o ga­nhador do 3ª lugar na ca­te­goria Ci­ên­cias da Saúde. Os es­tu­dantes Ana Ka­ro­lina de Mo­rais, David Ga­briel de Mo­rais e Denis dos Santos, ori­en­tados pela pro­fes­sora Edna dos Santos, de­sen­vol­veram o pro­jeto A cura da gas­trite através de plantas da ca­a­tinga.

“Este re­co­nhe­ci­mento é de grande im­por­tância para mo­tivar os es­tu­dantes a con­ti­nuar de­sen­vol­vendo tra­ba­lhos de pes­quisa. Desta forma, eles en­tendem como esta ati­vi­dade é im­por­tante para a so­ci­e­dade bra­si­leira e como é re­le­vante para o aluno de es­cola pú­blica não de­sistir dos seus so­nhos, dos seus ob­je­tivos. O pro­jeto Ci­ência na Es­cola foi fun­da­mental para essa con­quista”, disse a pro­fes­sora Edna dos Santos.

Para David Ga­briel de Mo­rais, que in­tegra a equipe do pro­jeto, o re­sul­tado vai servir de es­tí­mulo. “Vamos con­ti­nuar a tra­ba­lhar com este pro­jeto. Sempre gostei de tra­ba­lhos ci­en­tí­ficos, e uma opor­tu­ni­dade como esta só faz com que a gente pro­cure, ainda mais, esse ca­minho”, con­si­dera o es­tu­dante.

Já o es­tu­dante Aris­mário de Araújo Lima Jú­nior, do Co­légio Es­ta­dual César Borges, no mu­ni­cípio Va­lente (a 238 km de Sal­vador), re­cebeu o prêmio Centro Es­ta­dual de Edu­cação Tec­no­ló­gica Paula Souza, com o pro­jeto “Guitar Con­trol: uma al­ter­na­tiva lú­dica para in­cen­tivar a prá­tica de ins­tru­mentos

Tra­mon­tina apro­veita pro­jeto – Em 2012, os pro­jetos ci­en­tí­ficos ela­bo­rados por es­tu­dantes da rede es­ta­dual também foram pre­mi­ados na Fe­brace. Entre eles, o Sis­tema de Se­gu­rança para Fo­gões contra Aci­dentes Do­més­ticos, de­sen­vol­vido pelo es­tu­dante Lucas Borges, do Co­légio Nossa Se­nhora de Fá­tima, no mu­ni­cípio baiano de Fá­tima (a 319 km de Sal­vador). Hoje, o pro­jeto está no setor de de­sen­vol­vi­mento da em­presa Tra­mon­tina.




O es­tu­dante Lucas, filho de me­câ­nico, afirma que desde cri­ança teve a cri­a­ti­vi­dade agu­çada. “Eu sempre tive esse de­sejo de in­ventar, des­co­brir so­lu­ções para os pro­blemas. Só que eu nunca tive in­cen­tivo por parte de de­ter­mi­nado evento, quando surgiu a pro­posta da I Feira de Ci­ên­cias da Bahia, do Ci­ência na Es­cola, eu pude co­locar as idéias em prá­tica’.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares