quinta-feira, 2 de maio de 2013

SECRETARIA CELEBRA DIA DA EDUCAÇÃO COM DESTAQUE PARA AVANÇOS DA BAHIA



A ampliação do ensino em tempo integral no estado em 2013 é considerada pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, como um dos principais destaques lembrados no Dia da Educação, comemorado no último domingo (28). Neste ano, o número de estudantes da rede estadual beneficiados passou de 4.390 para 80 mil, distribuídos em 81 unidades escolares, sendo 42 na capital e 39 no interior. Em 2012, eram apenas nove escolas em Salvador e duas no interior.

“Temos que destacar o crescimento da educação integral, um marco para a rede. E a nossa intenção é continuar crescendo o número de unidades que ofertam a modalidade”, afirma Barreto, ressaltando o ganho para o aluno - “quando o estudante passa o dia todo na escola, a relação dele com a unidade se amplia-se e o aprendizado é fortalecido”.

A política de Educação Integral na Bahia inclui aulas de português e matemática, além de atividades educativas complementares de ciência, artes, esportes e cultura. Os estudantes contam com alimentação escolar nos três turnos, incluindo o almoço.



Profissional

O secretário também ressalta os ganhos na Educação Profissional na Bahia, que tem mais 60 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio - em 2006, eram quatro mil. A oferta contempla 119 municípios em todos os 27 territórios de identidade. São 75 cursos técnicos de nível médio oferecidos em alinhamento com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. 

Os estudantes que já concluíram o curso técnico demonstram o entusiasmo e a mudança de vida gerada por esta formação profissional. “Eu era vigilante. Quando me formei, passei a ser técnico de segurança. Atualmente, coordeno um serviço especializado de segurança e medicina do trabalho. Estou muito feliz e realizado”, afirma Wagner Patrick, 33 anos, formado na primeira turma do curso técnico em segurança do trabalho do Centro de Educação Profissional (Ceep) Irmã Dulce, em Simões Filho.



Redução do analfabetismo

O Estado também continua firme no caminho da alfabetização com o Todos pela Alfabetização (Topa). Mais de 1,1 milhão de pessoas já foram alfabetizados pelo maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do país. Ele busca garantir o direito à leitura e escrita inclusive aos povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência. A meta para 2013 é alfabetizar mais 250 mil. 

“Eu cheguei ao Topa e me achei, porque tinham pessoas da minha idade. Não tive oportunidade de estudar antes, porque precisava trabalhar. Aí, fui me profissionalizar. Sou serralheiro, soldador e encanador. Eu sempre quis ver um filho desfilar no Sete de Setembro e nenhum deles realizou isso. Com o Topa, pude eu mesmo realizar esse sonho. Eu não quero ficar longe dos estudos", diz Ruberval Pereira, 55, de Feira de Santana.




Data

O Dia da Educação foi instituído devido à Cúpula Mundial de Educação, realizada há 13 anos, em Dakar, capital do Senegal. O encontro, que reuniu representantes de 180 países, divulgou um documento, assinado no dia 28, no qual todos os representantes se comprometeram em investir esforços para que todos tenham acesso à educação até o ano de 2015. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é uma parceira dos países nesta tarefa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares