segunda-feira, 27 de maio de 2013

OPINIÃO: O PAPEL DO EDUCADOR


"Quanto mais complexa a realidade, mais necessário o pedagogo, o artesão da existência que transforma conteúdo e linguagem do mundo em conhecimento e aprendizagem", afirma Marcos Villela Pereira

Fonte: Zero Hora (RS)





O Dia do Pedagogo é comemorado no mês de maio. Para muitos, é só mais uma data comemorativa. Mas vale a pena destacar um pouco de quem é, o que faz e o que pode esse sujeito, muitas vezes invisível ou despercebido, presente em lugares e situações que nem imaginamos.

O pedagogo, diz a origem da palavra, é aquele que conduz as crianças. É ele que inicia os pequenos nas artes de viver, no saber, na leitura e escrita, no brinquedo, no cuidado de si, na invenção e na aprendizagem de tudo o que nos cerca. No começo, era um escravo ou um empregado da casa quem fazia isso. Essa condição se transformou, até chegarmos aos dias em que é necessário ir à universidade para exercer a profissão.

Os cursos de Pedagogia habilitam Professores para atuar na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental, na modalidade regular e Educação de jovens e adultos. Com a obrigatoriedade da matrícula a partir dos quatro anos e o compromisso de alfabetizar até o final do terceiro ano, a responsabilidade é assegurar às crianças o direito de brincar, conviver, conhecer e aprender.

Em 2006, as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia estabeleceram esse modelo vigente. Até lá, os cursos podiam formar os supervisores, orientadores, administradores e coordenadores. Também os psicopedagogos, Educadores especiais e profissionais especializados no atendimento de estudantes com alguma deficiência ou condição particular de aprendizagem eram aí formados. Educadores sociais ou dedicados à pedagogia empresarial também eram diplomados nesse curso. Hoje, todos são habilitados em cursos de especialização. Essas áreas de saber ainda existem no curso, mas como disciplinas ou atividades curriculares, proporcionando formação básica e geral sobre tudo o que acontece no interior e ao redor da Escola.

Há pedagogos em diferentes cenários profissionais. Quando uma situação nova é mediada por alguém, provavelmente há um pedagogo: na Educação para o trânsito, medidas socioeducativas, ações afirmativas, práticas inclusivas, campanhas públicas, formação, reabilitação, capacitação, nas empresas, museus, Creches, hospitais, enfim. Podemos dizer que os pedagogos entram em cena cada vez que a gente se coloca em uma situação de aprendizagem.

Quanto mais complexa a realidade, mais necessário o pedagogo, o artesão da existência que transforma conteúdo e linguagem do mundo em conhecimento e aprendizagem.

*Diretor da Faculdade de Educação da PUCRS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares