terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria da Educação do Estado e Dieese lançam I Anuário da Educação Profissional da Bahia

O Anuário da Educação Profissional da Bahia - volume I, intitulado ‘Desenvolvimento Metodológico, Formação, Produção de Dados Estratégicos e de Ferramentas de Apoio à Gestão da Educação Profissional da Bahia’, será lançado nesta quarta (25), às 15h, no Salão de Convenções do Hotel Monte Pascoal (Barra).

A publicação, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi desenvolvida no âmbito do convênio nº 524/2008, celebrado entre o Dieese e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, e é apresentada também em CD-ROM, com o mesmo conteúdo, o que possibilita acesso rápido aos dados selecionados por usuários da internet.

Na parte da manhã, das 8h30 às 11h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), haverá uma sessão especial para apresentação e debate dos indicadores e estatísticas de Trabalho e Educação. A ideia é que os participantes contribuam na formulação e avaliação das políticas públicas de Educação, Trabalho e Desenvolvimento. Participa da reunião, o diretor-geral do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que é também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e coordenador do Observatório da Equidade.

O projeto tem como objetivo contribuir para a renovação e expansão da educação profissional da Bahia, por meio de estudos, subsídios, desenvolvimento de metodologias, formação, capacitação e assessoria aos gestores públicos e atores sociais. Levantamentos censitários, amostra de domicílio e registros administrativos são algumas das fontes de informação utilizadas. Os dados foram analisados a partir de distintos recortes geográficos para o estado, e levaram em consideração também os diversos aspectos e atributos populacionais (gênero, cor, faixa etária).

A obra pretende favorecer a compreensão das possibilidades e das limitações das estatísticas sobre educação profissional, ao revelar lacunas e carências que, tomadas como desafios, podem orientar a busca por novas fontes para a construção de indicadores. As informações foram organizadas em cinco capítulos, cujas temáticas passam pelo mundo do trabalho, características educacionais da população, trabalho e educação da população de 10 anos ou mais idade, trabalho e educação da população jovem (16 a 29 anos) e educação básica e educação profissional técnica de nível médio.


Dados relevantes

Em 2009, a matrícula na educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, totalizou 4,2 milhões de alunos no estado da Bahia, de acordo com o Censo Escolar/Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Deste total, as redes públicas, a estadual e as municipais respondiam pela maioria das matrículas nesta etapa educacional, 3,8 milhões. Da mesma forma, no ensino médio, a rede pública também representa a maioria da oferta, 563 mil alunos sendo a rede pública estadual a predominante.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) revelam um avanço significativo do nível de escolaridade da população do estado. Ao longo da década passada, houve um incremento da população de 10 anos e mais nos níveis e etapas superiores da educação, sendo a maior elevação relativa ocorrida no segmento populacional com ensino médio completo. 



Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares