Também em Senhor do Bonfim foi inaugurado o campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que possui 10 salas de aulas, laboratórios de física, química, biologia, geologia, informática e de orientação pedagógica, e um auditório.
Apesar de funcionar há dois anos no município, a universidade ministrava aulas no Instituto Federal da Bahia (Ifba) e algumas ocorriam em Petrolina (PE). “Agora está maravilhoso. Não precisamos ficar no corre-corre, porque temos tudo aqui”, afirmou a estudante de licenciatura em ciências da natureza, Iza Melo, 19 anos.
Com investimento de cerca de R$ 5 milhões entre obras e equipamentos, a Univasf vai atender inicialmente 160 estudantes do curso de licenciatura de ciências da natureza. De acordo com o vice-reitor, Paulo Cesar Lima, outros cursos serão instalados no campus de Senhor do Bonfim como geologia, turismo e engenharia de minas. A Univasf possui campi nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI).
Outras universidades
Além da Univasf, a Bahia contará com mais duas universidades federais. O anúncio deve ser feito pela presidente Dilma Rousseff, na próxima semana. A Universidade do Sul, que terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a Universidade do Oeste, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.
Durante o evento de inauguração, o governador Jaques Wagner assinou a liberação de uma área de 1,3 milhões de metros quadrados para a construção do aeroporto regional de Senhor do Bonfim.
Governo entrega tratores para dinamizar produção agrícola
Mais de 150 famílias rurais do distrito de Quicé, no município de Senhor do Bonfim, estão sendo diretamente beneficiadas pelo projeto de mecanização agrícola implantado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Tratores foram entregues à comunidade via um termo de doação assinado entre a Sedir/CAR e a Associação dos Produtores de Leite de Quicé (Aplec). O equipamento - coligado a uma batedeira de cereais, arado, grade hidráulica, carreta agrícola, cultivador, escarificador, guincho, e compressor de ar - servirá para dinamizar a produção local, com atendimento a várias comunidades, melhorando a atividade agrícola na região.
O incremento da atividade agrícola integra a política de fomento ao desenvolvimento regional que vem sendo executada pela secretaria em 407 municípios baianos, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural/Produzir.
Fonte: AGECOM - Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário