sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia do Estudante é comemorado na rede estadual de ensino





O 11 de agosto, este ano, será celebrado, em clima especial, nos colégios da rede estadual de ensino. A data em que se comemora, nacionalmente, o Dia do Estudante, será relembrada no momento em que o governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, acaba de lançar o Todos pela Escola. O programa, que reúne dez compromissos para nortear as suas ações, cumpre o objetivo central de fazer valer o direito constitucional dos estudantes de aprender.

A cada ano, os colégios estaduais comemoram o Dia do Estudante com atividades lúdicas e educativas, buscando, com a comunidade escolar, uma reflexão sobre o acesso à educação e sua qualidade. O Colégio Professor Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, por exemplo, está realizando a Semana do Estudante. Atividades lúdicas, com incentivo às práticas esportivas e ao trabalho em equipe, são destaque do evento que conta com a participação de alunos e professores.
Já o Colégio Estadual Dep. Henrique Brito, em Campinas de Brotas, também em Salvador, promove, até esta sexta (12/09), o Festival de Talentos. Durante o evento, os estudantes de ensino fundamental e EJA mostram as suas habilidades na dança, na música, no teatro e nas artes plásticas.

#Redes Sociais

 A comemoração do Dia do Estudante também será comemorado nas redes sociais. Para participar, use a hashtag #diadoestudante no twitter e diga o que este dia significa para você. Acesse o site especial do Dia do Estudante http://www.todospelaescola.com.br/
Situada no município de Conceição do Coité (210 km de Salvador), a Escola Antônio Bahia realiza, nesta quarta, 10, o V Festival de Coreografias. O trabalho multidisciplinar, voltado à expressão corporal, é apresentado por 11 grupos. numa homenagem ao Dia do Estudante.



Interior

Já o Centro Técnico de Ensino Profissionalizante (Cetep), no Recôncavo Baiano, promove a Gincana Cultural: Território de Identidade do Recôncavo. As tarefas prosseguem até esta quinta-feira (11/08). Participam estudantes representantes de 20 cidades do Território do Recôncavo.
“Por meio desse evento, podemos conhecer um pouco mais da nossa história, da história do Recôncavo, saber a importância que cada cidade representa para a região”, afirma a estudante Elisabete Sampaio, integrante da equipe que representa Cachoeira e São Félix.

O Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, no município de Mutuípe (270 km de Salvador), por sua vez, realiza a 1ª Semana Cultural do Estudante. Até sexta (12/08), os alunos da unidade escolar participam de palestras e oficinas com temáticas diversas, como vida saudável, Enem, redação, educação física, química, matemática e teatro.  No encerramento do evento, serão apresentadas as produções do Festival Anual da canção Estudantil (Face) e do Tempo de Artes Literárias (TAL), além das atividades dos projetos do EMI - Ensino Médio Inovador e Mais Educação. “Adotamos a metodologia do trabalho diversificado, produtivo, dinâmico, com foco no trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, explica a diretora, Zuma Silva.

O Colégio Estadual Renato Medeiros Neto, no município de Serra Preta (162 km de Salvador), comemora a Semana do Estudante com apresentações de música e teatro, gincana cultural, exibição de filmes, sorteio de prêmios e palestras sobre a juventude, que é o tema do evento.

A I Caminhada do Colégio Estadual de Monte Gordo acontece nesta sexta (12/08), a partir das 8h, com concentração na porta da escola. “Além de comemorar o Dia do Estudante, o evento tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes”, afirma a professora Lícia Magalhães, da equipe gestora.

A homenagem aos estudantes no dia 11 de agosto se deu a partir de 1927, cem anos após o imperador D. Pedro I ter criado os dois primeiros cursos de Direito no país: um em Olinda e outro em São Paulo. Antes disso, estudar não era nada fácil: quem quisesse compreender o universo das leis, tinha que atravessar o oceano Atlântico e alcançar Coimbra (Portugal), onde tinha a faculdade mais próxima.



Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Um comentário:

  1. o que a escola significa para mim.conhecimento oportunidade de apreder arende é tira as duvidas um gradepasso para futuro no qua eu apredo coisa novas mais escola não é somente isso um é onde se aprede a trabar em equipe aprendemos educação é onde voce vai para ser alguem na vida na escola eu apredo a ler é escrever a escola é importante para agente aprede

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares