segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso Portal Para Equidade de Gênero em Escolas



Estão abertas AQUI, até 22 de agosto de 2011,  as inscrições para o curso Portal Para Equidade de Gênero em Escolas. São ofertadas 100 vagas para educadores da rede pública de ensino lotados em Salvador e Região Metropolitana. 

A ideia é capacitar os profissionais para a realização de atividades educativas com relação à promoção da equidade de gêneros, através de um portal de educação à distância. O curso tem carga horária de 120 horas, sendo oito na modalidade presencial e 112, à distância. As aulas serão acompanhadas por 10 tutores (um para 10 professores) que tirarão dúvidas dos alunos sobre o tema e uso do portal. Eles irão propor questões de debate e acompanharão as atividades realizadas em sala de aula.  

O sistema gerenciador de conteúdos é acessível em qualquer lugar. Trata-se de um conjunto de recursos, funcionalidades e ferramentas multimídias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e possibilitam a interação entre os participantes (alunos e tutores) e onde os cursos ficam disponibilizados.

O curso será realizado pela Promundo - Organização Não Governamental, criada em 1997, que atua no Brasil e em outros países em desenvolvimento e terá como apoio o Instituto Anísio Teixeira - IAT. A missão do Promundo é promover a equidade de gênero e prevenir a violência contra crianças, jovens e mulheres no Brasil e no mundo.


ONG

Desde 2007, a Promundo tem desenvolvido ações de promoção da equidade de gênero em escolas do Rio de Janeiro e Salvador, através da adaptação dos programas H (para homens) e M (para mulheres). Estes programas reúnem diversas ferramentas educativas e lúdicas com o intuito de estimular a reflexão e engajar jovens em ações voltadas para as questões de gênero e da saúde. Dentre estas ferramentas, destacam-se atividades educativas em grupos, três desenhos animados e a radionovela “Entre Nós”, que conta a história de dois jovens que tentam resolver seus conflitos através do diálogo.

Buscando-se ampliar o uso dessas ferramentas entre os profissionais de educação, devido às demandas crescentes de professores para o trabalho sobre os temas em sala de aula, iniciou-se a construção do portal para equidade de gênero em escolas. O objetivo é tornar acessíveis as ferramentas dos programas H e M e a experiência de sua aplicação nas escolas, através de um fórum de debates, biblioteca com textos de referência e aulas dinâmicas baseadas em discussões através dos vídeos e das técnicas dos dois programas.

As aulas estão divididas em seis módulos principais:

- Básico sobre gênero;
- Sexualidade e DSDR;
- Saúde e cuidado;
- Gravidez;
- Paternidade e maternidade;
- Prevenção de violência.


Através de uma plataforma de educação à distância serão disponibilizados textos de referências, fórum de debates e informações sobre eventos e cursos relacionados ao tema, além de ferramentas educativas para quaisquer profissionais de educação interessados em desenvolver ações em gênero em escolas.



Fonte: IAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares