Dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia circulam em seis macroterritórios baianos para discutir políticas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Dança, Literatura, Música e Teatro
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), já está na estrada, representada pelos seus dirigentes, para visitar cidades dos macroterritórios de identidade baianos. Numa efetiva ação para levar a gestão estatal da Cultura para os municípios do interior, o projeto FUNCEB ITINERANTE realiza Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes, promovendo um diálogo entre poder público e sociedade civil.
Durante o dia 24 de agosto, quarta-feira, a equipe esteve em Alagoinhas, o primeiro município do roteiro. Agora, já está em Senhor do Bonfim, para o evento de hoje, sexta-feira, 26 de agosto, que se realiza na Escola Estadual Senhor do Bonfim. Depois, a viagem segue para Itaberaba (28/8), Barreiras (30/8), Vitória da Conquista (1/9) e Ilhéus (3/9), até o retorno a Salvador em 4 de setembro, totalizando 11 dias de excursão.
A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e da assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA. Todos eles se fazem presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público e acontecem das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.
Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros debatem políticas culturais como o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. A pretensão é de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia, mobilizando-os também para a participação nas Conferências Setoriais de Cultura, que serão realizadas pela FUNCEB e SecultBA, no dia 5 de novembro, em Salvador.
O primeiro encontro do FUNCEB ITINERANTE:
Alagoinhas
Cerca de 60 pessoas, dentre artistas, produtores, líderes comunitários, professores da rede pública de ensino, pesquisadores e profissionais da Cultura, compareceram ao Encontro Setorial do FUNCEB ITINERANTE em Alagoinhas, em 24 de agosto, no Centro Cultural de Alagoinhas. Eram pessoas envolvidas com as artes em suas diversas linguagens, inclusive representantes da Casa dos Poetas de Alagoinhas e articuladores de ações culturais junto a comunidades quilombolas. Além de cidadãos de Alagoinhas, havia pessoas vindas de cidades como Entre Rios, Pedrão, Valença, Cruz das Almas e Itapicuru.
Após a abertura, com falas de Nehle Franke, diretora da FUNCEB, e do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Ornelas da Silva, abriu-se espaço para que os dirigentes da FUNCEB/SecultBA se apresentassem e falassem de suas áreas de atuação.
O bate-papo então aberto tratou de questões como formação em artes, empregabilidade, editais de Cultura, leis de Cultura e programas de fomento. O debate teve como principal pauta, levantada pelo público, a contemplação do interior do estado nas políticas públicas para a Cultura, na representação nos mecanismos de apoio e em comissões de seleção. Os questionamentos e propostas apresentadas, tal como a criação de editais exclusivos para o interior, abrem possibilidades de soluções para o estabelecimento de uma gestão cultural ainda mais democrática.
No turno vespertino, foram explicitadas as atribuições, estruturas administrativas e principais projetos da FUNCEB e da SecultBA enquanto órgãos públicos. Depois, formaram-se grupos divididos pelas áreas de atuação, que se reuniram com os dirigentes das linguagens específicas, para uma conversa mais próxima acerca de suas particularidades. Cada coordenador pôde conhecer as demandas e discutir sugestões com aqueles que atuam na produção cultural de Alagoinhas e região.
Calendário do FUNCEB ITINERANTE:
24/8 (quarta-feira): Alagoinhas
Centro Cultural de Alagoinhas – (75) 3421-5608
26/8 (sexta-feira): Senhor do Bonfim
28/8 (domingo): Itaberaba
Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães – (75) 3251-4066
Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho – (77) 3613-9770
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – (77) 3424-4725
Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavine – (73) 3634-0034
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Aberto ao público
Escola Estadual Senhor do Bonfim – (74) 3541-3570
28/8 (domingo): Itaberaba
Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães – (75) 3251-4066
30/8 (terça-feira): Barreiras
Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho – (77) 3613-9770
1/9 (quinta-feira): Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – (77) 3424-4725
3/9 (sábado): Ilhéus
Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavine – (73) 3634-0034
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Aberto ao público
Nenhum comentário:
Postar um comentário