quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Inep realiza Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar




Entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro o Inep realizará a Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar 2011. O objetivo é aprimorar ainda mais o processo de realização dos próximos Censos Escolares.

A pesquisa sobre controle de qualidade será realizada com base numa amostra nacional de escolas, de todo o país, definida estatisticamente de forma aleatória. O levantamento de dados será feito por profissionais devidamente credenciados pela empresa Datamétrica – Consultoria, Pesquisa e Telemarketing Ltda.

Na ocasião, os pesquisadores irão entrevistar o diretor, o secretário da escola e o responsável pelas informações prestadas durante a coleta de dados referente ao Censo Escolar 2011. Por isso, é importante que documentos como fichas de matrícula e diários de classe dos meses de abril, maio e junho estejam à disposição dos pesquisadores.

Dessa forma, é necessário que os Dirigentes Municipais de Educação saibam quais escolas participarão da pesquisa de qualidade e orientem os diretores para que tomem as devidas providências para a visita dos pesquisadores.



Entenda o Censo Ecolar

O Censo Escolar é um levantamento nacional de dados estatístico-educacionais realizado todos os anos. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as diferentes etapas e modalidades. São elas: Ensino Regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As informações coletadas no Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.






Fonte: UNDIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares