quinta-feira, 3 de novembro de 2011

5 Dicas para aprender inglês pela internet




Um pouco todo dia: Leia artigos e notícias, assista a vídeos, escute podcasts sobre assuntos diversos. Uma dica é o site da BBC Londres (www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish) que oferece quizzes e outras atividades relacionadas aos noticiários do dia para que o usuário treine o idioma. Ao identificar um site interessante, uma boa dica é colocá-lo na página inicial do computador ou se registrar para receber atualizações diárias no seu email. A dica vale tanto para os sites de notícias e plataformas e-learning quanto para o blog de um artista internacional, por exemplo. O importante é que haja identificação com o conteúdo.

Foco é tudo: Eleja os tópicos de seu interesse, pois quando o seu aliado é a internet a quantidade de conteúdo é infinita. Há sites que oferecem conteúdos teens, por exemplo, para que os jovens aprendam com os assuntos da moda. Neste caso, o English Attack! é um exemplo interessante,  pois reúne temas de interesse da turma da geração Y, que sempre quer novidades e busca assuntos que sejam relacionados aos seus interesses pessoais. No site, é possível assistir aos clipes musicais das divas pop ou dos roqueiros e fazer exercícios temáticos, além de ver trechos de seriados, praticar a escrita em uma rede social do próprio site e jogar diversos games para memorizar o que foi aprendido. Ou seja, fica mais fácil e agradável aprender, aperfeiçoar e treinar o inglês, utilizando a web, com assuntos modernos.

Sem escorregar na pronúncia: Escute as músicas e assista aos clipes dos seus cantores e bandas favoritos. Depois leia a letra e sua tradução, estude a pronúncia e comece a treinar seus hits preferidos.

Logo você estará cantando sem o auxílio da “cola” e aprendendo os significados das músicas que canta.

Para melhorar a pronúncia, outro recurso à disposição na internet é o Cambridge Dictionaries (www.dictionary.cambridge.org), que oferece uma ferramenta para checagem da pronúncia das palavras tanto no inglês americano quanto no inglês da Rainha.

Mais e mais vocabulário: Você gosta de ver filmes e séries? Assista prestando atenção nas frases, situações e entonação nos diálogos dos personagens. Cada vez que ouvir uma palavra nova, procure relacioná-la a outras situações, por exemplo, postando um tweet. Treine, treine e treine! Quanto mais você usar o vocabulário, mais rápido seu cérebro vai memorizá-lo. Estudos dizem que é necessário repetir a palavra 7 vezes para que ela seja memorizada e utilizada naturalmente em uma conversa por exemplo.

Faça amigos e depois converse pelo skype: Neste ponto a internet é outra aliada. Os sites de relacionamento são ótimas oportunidades para que pessoas com interesses comuns estejam em contato. Há inclusive os que reúnem apenas pessoas interessadas em aprender inglês, como o English Attack!. Utilizar estes canais é uma ótima forma de conhecer pessoas novas, praticar seu inglês e aprender sobre a cultura de outros países.





Fonte: Jornal Dia Dia

Um comentário:

  1. São ótimas dicas, eu também comecei escutando minhas músicas e lendo as letras, no início era um desastre, depois a gente melhora hehehe. Eu comecei a fazer pouco tempo curso de inglês e to gostando bastante.
    http://www.culturainglesa.net/wps/portal/cursos_de_ingles
    Deixo até o link se quiserem mais uma dica, na internet tem bastante gente comentando que é realmente bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares