segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estudo aponta que alunos da rede pública têm, em média, duas horas de aula por dia

Dados mostram que tempo usado para estudos em casa é o mesmo que nas escolas



Um estudo feito pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com o Instituto Unibanco revelou que os adolescentes que cursam ensino médio em instituições de ensino públicas de São Paulo têm, em média, apenas uma hora e 45 minutos de estudo na escola por dia.  A duração de um dia letivo é, normalmente, de quatro horas.

A pesquisa, que entrevistou alunos de 36 turmas de 18 escolas de três grandes regiões metropolitanas, foi apresentada nesta quinta-feira (17). As regiões onde o estudo foi feito não foram reveladas.

As escolas foram divididas em três categorias, de acordo com o nível de oportunidade de ensinar, nos quais o grupo 1 representa as instituições de ensino que têm carga horária de 83% de seus potenciais de capacidade total, enquanto no grupo 3 estão os colégios que usam somente 58% de seus potenciais letivos.

De acordo com o levantamento, os estudantes que cursam ensino médio em uma escola do grupo 1 estudam, em média, duas horas e 13 minutos por dia na escola, enquanto usam uma hora e cinco minutos de seu dia para se dedicarem à alguma atividade relacionada aos estudos, como a realização da lição de casa ou de algum trabalho ou a leitura de um livro.

No grupo 2, os alunos têm cerca de uma hora e 44 minutos diários de estudo na escola, enquanto reservam uma hora e três minutos para as atividades relacionadas à educação em casa. Já no grupo 3, o tempo dedicado às atividades escolares é quase o mesmo: uma hora e 17 minutos na escola e uma hora e dez minutos no restante do tempo.

Apesar do pouco tempo dedicado à educação, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar os estudos e cursar uma faculdade.





Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares