quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educadores orientam sobre a hora certa de ingressar na escola






O aumento da inserção das mulheres no mercado de trabalho, entre outros fatores, torna cada vez mais precoce a necessidade de matricular os filhos, ainda bem pequenos, numa unidade de ensino. Observando essa oportunidade, as escolas começam a se adaptar para acolher alunos mais novos em turmas de maternal e até pré-maternal, que antecedem o ensino infantil tradicional. Nessas classes, é comum encontrar crianças a partir de um 1 ano já se adaptando a cumprir tarefas diárias e a se relacionar com as outras, mesmo longe dos pais. Educadores afirmam que a iniciativa pode trazer benefícios como a independência e maturidade, mas é preciso cuidados.

O diretor do Centro Moderno Alzira Bittencourt, em Icaraí, Jeronimo Batista, afirma que os pais precisam dedicar um pouco mais de tempo à escolha da inserção. Os critérios, segundo ele, devem ser a confiança e a identificação com a metodologia da unidade. Nessa escola as crianças já praticam teatro e capoeira.

— Por meio da escola, cada criança terá os primeiros momentos da relação social e o convívio com outras crianças fora do seio familiar, portanto a escolha deve ser pautada numa relação de total acesso a todos os processos de desenvolvimento infantil. Nesse período, o aluno deve se sentir alegre, feliz e participativo de maneira completa e utilizar o brincar como rotina — defende.

A idade não é o único fator avaliado no momento de decidir a hora de matricular o filho e providenciar merendeira e mochila. Como cada criança tem um tempo de desenvolvimento, os pais têm dúvidas se o pequeno está apto às novidades.







Fonte: UNDIME

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