quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alunos da rede estadual selecionados para projeto Jovens Embaixadores nos EUA



Os estudantes Cristian Oliveira Carvalho, do Colégio Estadual Odorico Tavares, e Caio Nascimento Cerqueira, do Colégio da Polícia Militar – Unidade Dendezeiros, ambos em Salvador, foram selecionados pelo projeto Jovens Embaixadores 2012, em uma disputa de mais de sete mil jovens para 45 vagas.

Os alunos escolhidos vão viajar para os Estados Unidos, no período de 6 a 29 de janeiro de 2012, em um intercâmbio que oferece bolsas de estudos para cursos de verão em instituições norte-americanas.

O programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com outros setores, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).



Experiência única

Para Cristian Oliveira, 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, a oportunidade vai ser importante para estudar e conhecer na prática o que hoje ele só estudava em teoria. “Parece inacreditável, mas, depois que a ficha caiu, a sensação é extraordinária. Eu passei a estudar mais sobre a cultura dos Estados Unidos aqui na escola. Agora, vou conhecer de perto. Espero poder levar a melhor imagem, tanto do baiano como brasileiro, e trazer muito dessa experiência única".

Caio Nascimento Cerqueira, 17 anos, também estudante do 3º ano do ensino médio, além de aplicar os conhecimentos de inglês, ele quer mostrar mais da cultura brasileira para os norte-americanos. “Sempre tive esse sonho de viajar. Aprendi inglês sozinho e, agora, posso utilizar tudo o que eu estudei. Acho que este prêmio é uma espécie de recompensa por toda a minha dedicação. Quero aprender o máximo da cultura norte-americana e, também, mostrar a nossa cultura. Muitos pensam que nós falamos espanhol e que vivemos em florestas”, considera.



Programação

Na primeira semana, os estudantes visitam a capital dos EUA, Washington, conhecem um pouco sobre a história do país e participam de reuniões em organizações de setores públicos e privados. Depois, os alunos são divididos em subgrupos e cada um vai para uma região diferente dos Estados Unidos. Nesta fase, eles são hospedados na casa de uma família norte-americana, assistem a aulas e participam de atividades sociais, além de fazer apresentações sobre o Brasil.

Para participar do programa, é necessário que o estudante seja da rede pública e que tenha fluência em inglês, além de um currículo escolar exemplar. Os estudantes também precisam estar engajados em uma iniciativa de responsabilidade social e pertencer a famílias de baixa renda.


Ouça aqui:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares