segunda-feira, 11 de julho de 2011

Universidade para Todos beneficia 35 mil estudantes baianos

 


Cerca de 35 mil estudantes de 146 municípios estão participando, este ano, do Universidade para Todos, programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia de preparação para o vestibular. Desses, 13.150 são alunos cursando o 3º ano do ensino médio das escolas da rede estadual. Esse reforço no horário regular foi implantado em 2010, quando 2.670 alunos se matricularam. Em relação a 2010, houve um aumento de quase 500%  de participação dos estudantes.

Programa de inclusão social e educativa de alunos oriundos da rede pública do ensino médio ao ensino superior, o Universidade para Todos foi criado pelo Governo do Estado, numa parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

"O Universidade para Todos, no 3º ano do ensino médio, é fundamental para a complementação da formação dos estudantes que pretendem seguir o ensino superior”, considera o coordenador de Ensino Superior da Secretaria da Educação, Clóvis Caribé, ressaltando que o programa vem contribuindo para garantir o acesso dos estuantes da rede pública nas universidades.

O sonho de entrar para a universidade pública foi concretizado por Núbia dos Santos Duarte. A estudante, aprovada para o segundo semestre 2011, em Serviço Social, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), se diz realizada. “Cursar o Universidade para Todos foi uma grande oportunidade para mim. Estudei muito e tive excelentes professores. Posso garantir que o programa vale muito a pena para quem pretende cursar o ensino superior”, declara. Empolgada, ela completa: “Estou tão animada que não vejo a hora de começar as aulas na Ufba”.

O estudante Marcelo Silva dos Santos, 18 anos, é também beneficiado do Universidade para Todos. Em 2010, ele ingressou no programa e, agora, foi aprovado no curso de Química, da Uneb. “Sem dúvida, o Universidade para Todos é uma grande oportunidade para quem não tem chance de pagar um cursinho pré-vestibular. Os professores são excelentes e os coordenadores são muito prestativos. Foi uma experiência de sucesso”, avalia o universitário.

A monitora no curso de matemática do Colégio da Polícia Militar, Carla Danúbia de Santana, fala de sua experiência com o Universidade para Todos como uma das mais ricas de sua vida acadêmica. “Faz três anos que trabalho no programa e, a cada ano, me surpreendo com o perfil dos estudantes, que são muito interessados, inteligentes, têm um objetivo e aproveitam bem essa grande oportunidade que o governo está dando para quem quer se tornar universitário”, afirma Carla, licenciada em matemática pela Universidade Federal da Bahia e, atualmente, cursa bacharelado na área e atua como professora substituta no Instituto de Matemática da UFBa.


Reestruturação

Antes de 2010, o Universidade para Todos atendia estudantes egressos do ensino médio e concluintes do 3º ano do ensino médio, restringindo a sua participação no turno oposto às aulas regulares. Com a reestruturação, o estudante do 3º ano das unidades escolares que aderiram à ação pode participar do programa no turno e turmas em que estão matriculados, fortalecendo, assim, o seu currículo e contribuindo para o aumento dos índices baianos no Enem.

Com o objetivo de fortalecer a política do governo de acesso ao ensino superior, o Universidade para Todos já atendeu, de 2007 a 2011, 127 mil alunos.  Por meio de objetivos e metas que priorizam o fortalecimento e a democratização da educação superior, a elevação da qualidade da educação pública e a igualdade de oportunidade para todos, o programa está presente em 24 Territórios de Identidade, sendo investidos pelo programa cerca de R$ 13 milhões, este ano.



Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares