quinta-feira, 28 de julho de 2011

Professores participam de formação do Pacto com os Municípios




Cerca de 230 professores, que atuarão como formadores municipais, estão reunidos em seis polos distribuídos pelo estado, para conhecer a proposta e o objetivo do Pacto com Municípios, ação da Secretaria da Educação do Estado, que foca o primeiro compromisso do Programa Todos pela Escola: alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar.
No encontro de formação, foi apresentada aos professores a metodologia de alfabetização e eles receberam o material didático para alfabetizar letrando. Na semana que vem, a atividade de formação acontece em mais sete polos do estado. Após a capacitação, os formadores municipais deverão socializar a metodologia de alfabetização com os professores alfabetizadores.

Para a professora Sirlaine Pereira Nascimento, de Simões Filho, a formação vai contribuir muito para o município. “É um método de alfabetização diferenciado, todo pautado no letramento. Ele possibilita que a criança aprenda não apenas a decodificar as letras, mas também a fazer uma leitura de mundo, como preconizava Paulo Freire”, avalia a professora, que vai socializar a proposta com os professores do município, no intuito de que eles possam efetivar o método em sala de aula. “Espero que nossa educação ganhe muito com isso”, acrescenta.
Quem também está empolgada com a contribuição que o Pacto vai dar à educação municipal é a formadora de Itaparica, Luciana Uzêda. “A formação é muito boa. Com o aprendizado que estou tendo aqui poderei orientar melhor os professores alfabetizadores para que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade e com excelência em sala de aula”, disse. Durante o encontro, ela conheceu melhor o Pacto, seus objetivos, o material didático, entre outros aspectos.


Compromisso

O governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inicia nesta quinta-feira (28), às 15h, em Itabuna, uma série de encontros regionais para assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. Assinam o documento 39 prefeitos da região. A solenidade será realizada no auditório da FTC (Praça José Bastos, 55, Centro), em Itabuna. No total, 214 prefeituras já aderiram ao Pacto e a meta é contemplar todos os municípios do Estado.

Todos pela Escola 

Para nortear suas ações e envolver a comunidade escolar e a sociedade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolveu o programa Todos pela Escola, que estabelece 10 compromissos e metas.

Além disso, o programa propõe que governo, sociedade, pais, professores e gestores estejam juntos para garantir aos estudantes o direito de aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares